quinta-feira, 28 de março de 2013

Contos - A Verdadeira Pequena Sereia

Originalmente escrita por Hans Christian Andersen, o conto "A pequena sereia" é muito diferente do desenho da Disney.

Na história original, a sereia, que não tem um nome, salva um homem de um naufrágio. Ela o deixa na praia desacordado e volta para o mar. Mas fica apaixonada por ele. Mas ela fica curiosa com o que teria acontecido com ele se ela não o tivesse salvo.


Na história, as sereias não têm alma e são imortais. E enquanto os humanos tem uma alma eterna que continua existindo após a morte, as sereias se morrem, simplesmente deixam de existir e se misturam à espuma do mar.

Então ela pede a uma bruxa pra ganhar pernas para poder encontrar seu amado, mas em troca ela tem que abdicar de sua imortalidade e de sua língua, ficando muda. Mas a sereia precisava fazer com que o humano se apaixonasse por ela para que o feitiço não fosse quebrado e ela morresse. Mas o homem acha que foi salvo por uma outra humana e acaba se casando com ela.

As irmãs da Pequena Sereia, com pena, conversam com a bruxa e pedem por uma alternativa. A bruxa então dá um punhal em troca dos cabelos da sereia. Ela deve usar o punhal para matar o humano. Mas ela não tem coragem e prefere se deixar morrer.

Devido a seu sacrifício em nome do amor, ao invés de ela simplesmente deixar de existir, ela se tornou um espírito do ar.

Em Copenhague, na Dinamarca, há uma estátua da Pequena Sereia (Den Lille Havfrue em dinamarquês) que foi esculpida por Edvard Eriksen em 1913.


segunda-feira, 25 de março de 2013

Encontro Hells Angels

O Lamon me chamou pra ir num encontro de motos sábado. Então quando eu estava saindo do futebol liguei pra ele mas ele não atendeu. Então um pouco depois ele mandou uma mensagem "To chegando em casa, te ligo em 5 min". Eu pensei "Bom, então vou indo pra lá". Aí nos encontramos no caminho, igual a cena de introdução de Motoqueiros Selvagens. Foi mó daora XD


Lá na casa do Lamon batemos um rango e fomos nos encontrar com o Thor num posto de gasolina na Marginal. De lá fomos à oficina de Harley Davidson que o Lamon trabalhou uns dias pra manjar de mecânica. Ficamos lá uns 10 minutos esperando o Sandro.

Enquanto esperávamos, foram chegando mais umas Harleys e um dos caras estacionou do lado da minha moto. Eu falei pro Lamon "Se esse cara encostar na minha moto eu arrebento ele huahuahhua té paress".

Depois q o Sandro chegou nós fomos em umas 15 ou 20 motos até Santana no encontro do Hells Angels. Pra quem não sabe, Hells Angels é o moto clube mais antigo a ter reconhecimento. Foi criado em 17 de março de 1948 nos EUA e atualmente tem membros no mundo todo.


Lá nessa sede em Santana a gente se enontrou com mais caras do Rednecks, que é o motoclube que o Lamon faz parte junto com o Thor, o Rafão, o Sandro, o Paulo e mais alguns que eu ainda não conheço XD

Nós ficamos por lá umas 3, 4 horas e depois fomos pra uma loja de Harley Davidsons que fica na Av. Dr. Arnaldo. Pra ir até lá fomos em umas 40, 50 motos. Antes de sair teve até uma organização "Olha, a gente vai sempre pela faixa da esquerda." e o Thor falou "Vai o Sandro na frente, eu, Lamon e Moretti blz? Não sai da formação."


Foi muito tr00. Uma fila enorme de motos... E quando o farol fechava pra nós, um ou dois caras que eram meio líderes ficavam parados na frente dos carros pra segurar o trânsito enquanto as motos passavam.

Chegando nessa loja, a gente ficou lá uma meia hora mas fomos embora porque ia chover. Mas enquanto estávamos lá um mendigo gringo me ensinou uns golpes de defesa pessoal pq ele viu eu mostrando um golpe pro Thor.


sexta-feira, 22 de março de 2013

Os Diferentes Tipos de Moto

Eu sempre achei que motos custom e chopper fossem a mesma coisa. Mas então percebi que muita gente não sabe o que é cada uma e que algumas não sabem nem que existem diferentes tipos de moto. Então apresentá-las-ei aqui nesse post. As principais são Street, Speed/Esportiva, Off-road, Scooter, Custom e Chopper.

Street - Motos de baixa e média cilindrada (90 cc a 450 cc) feitas para utilização urbana, que possuem garupa. É recomendada para iniciantes, devido à facilidade de pilotagem. Sua agilidade e leveza permitem costurar no trânsito (e aumentam o número de acidentes).


Speed/Esportiva - Motos leves e de alto desempenho. Possuem carenagem para reduzir a resistência do ar. São inspiradas em motos de corrida, ideais para estradas e circuitos fechados.


Off-road - São feitas exclusivamente para rallies, pistas de Motocross e trilhas. Não possuem setas nem retrovisores e utilizam pneus com cravos. Não podem rodar no perímetro urbano. São aquelas motos que vemos voando nas pistas de motocross.


Scooter - Normalmente apresentam baixo desempenho. A diferença está nas rodas menores e nos pneus mais largos. Uma das principais características é que o piloto dirige sentado e não montado. São ideais pra andar pela cidade por serem pequenas e baratas.


Custom - Motos que possuem grande distância entre eixos, banco do passageiro mais elevado, muito torque, devido a seus grandes motores, e baixa distância do solo. Por ser "custom", a idéia é encher de firulas como alforje, sissy bar, garupa, guidão seca-suvaco, fitinhas de couro etc. São ideais para viajar graças a seu bom desempenho em estrada e seu conforto.


Chopper
São motos produzidas sob encomenda, então são inteiras customizáveis. Chopper vem de chop, o verbo em inglês para "cortar", de cortar tudo que não é essencial. Então por mais customizada que a moto seja, a idéia é que não tenha nenhuma firula como a custom. Na moto chopper, tira-se as firulas inúteis da moto custom e deixa-se apenas o essencial: Tanque, guidão, assento sem garupa e motor, tornando-a leve e de alto desempenho. Como ela é inteira feita sob encomenta, as firulas são feitas na própia estrutura da moto.


quarta-feira, 20 de março de 2013

Sonho Legal

Outro dia eu tive um sonho muito daora então fiquei com vontade de contar huahuahua...

Se passava em um Brasil futurista vivendo sob uma ditadura militar. E era uma mistura de pós apocalíptico com Mad Max. Tava eu, o Luigi e a Mari do meu trabalho no estacionamento de um shopping à noite e nós éramos guerrilheiros anti-ditadura. A Mari tava tentando subir num poste de iluminação pra conseguir sinal do celular quando apareceu um carro da polícia e começou a atirar.

A gente saiu correndo se protegendo entre os carros, mas eram poucos então tava foda. Eu tinha uma pistola Desert Eagle e comecei a atirar de volta.


Quando conseguimos despistar a polícia e correr pra dentro do shopping, onde meio que era nosso QG, eu encontrei com o Fell e uma mina aleatória inventada no sonho. Eles nos receberam apontando armas antes de nos reconhecer. Eu contei o que tinha acontecido aí ele me deu uma AK-47 pra próxima vez que isso acontecesse. E eu passei o resto do sonho brincando de atirar pro céu =)


segunda-feira, 18 de março de 2013

Fogo Grego

Ahh o lendário Fogo Grego...

Temido pelos seus inimigos, o Fogo Grego foi uma arma incendiária criada no século VII pelo Império Bizantino.

Durante a idade média, esta arma, que também era conhecida como fogo à prova d'água, foi usada na defesa de Constantinopla contra invasões inimigas, principalmente de muçulmanos.

A composição exata do Fogo Grego ninguém sabe. O que tem por aí é especulação do que acham que os caras tinham à mão e podiam ter usado pra ter o efeito descrito. Potes de barro com uma mistura de petróleo, enxofre, salitre e outras substâncias que ajudavam a dar viscosidade e inflamabilidade. Esses potes eram arremessados ou disparados contra os inimigos em outros navios ou por cima de muralhas com um pavio aceso e quando caíam no chão se quebravam, espalhando o fogo (e o caos). Era uma espécie de Coquetel Molotov dazantiga.


A alcunha de fogo à prova d'água vem do fato de que ao jogar água em cima das chamas ela apenas se espalhava mais ainda. Isso porque a mistura oleosa flutuava na água que era jogada. Algumas versões ainda vinham com cravos para furar os pés dos inimigos.


Outra versão do fogo grego ainda mais sem-noção é uma espécie de lança chamas. A mistura oleosa ficava em uma caldeira quente para deixá-lo mais líquido e sob pressão. E era disparada com a liberação de uma válvula. Essa arma aparece no jogo Assassin's Creed Revelations como sendo invenção de Leonardo da Vinci.



Com medo de que a fórmula caísse nas mãos dos inimigos, os bizantinos destruíram os registros sobre como fazer o fogo grego. Há apenas alguns registros de seu uso em antigos manuscritos bizantinos:


quarta-feira, 13 de março de 2013

Orsos Island

Eu apresento a vocês a coisa mais foda que existe.

É uma ilha flutuante artificial. São 120 metros quadrados, com espaço para churrasqueira, jacuzzi e um bar para 15 pessoas. A Orsos Islands é ideia de Gabor Orsos e sua empresa que começou a fabricação do protótipo na Alemanha e Hungria e que tem como objetivo mostrá-la ao público até o final de 2013.

A ilha também possui um deck para embarque e desembarque de passageiros, um aquário, uma sala com home theater, um depósito para equipamentos de mergulho etc. Toda a energia da ilha é captada por grandes painéis solares instalados no topo.

Quem quiser pode comprar a sua ilha flutuante no site da empresa: http://orsosisland.com/page/service/purchase







Eu vou comprar uma quando for milionário! Ou roubar uma quando eu for pirata!

quarta-feira, 6 de março de 2013

Pré-estréia de Mulheres Africanas

"Mulheres Africanas - A Rede Invisível" é um filme que foi produzido na Cinevideo, que é a produtora onde eu trabalho, dirigido por Carlos Nascimbeni, o Carlão. E o diretor de fotografia foi o Romiti, que também foi meu professor no senac.


Foram alguns meses de edição até chegar no resultado final, um documentário de 1h20m que foi assistido e ouvido tantas vezes que ao ver no cinema dava até pra falar junto algumas falas.

Foi nessa última segunda-feira, dia 4 de março lá no cinema Itaú do Shopping Frei Caneca. Às 20:30 começou o coquetel com canapés e refrigerantes Conti apenas para convidados. Todos da Cinevideo que fizeram parte da produção e suas famílias. Minha irmã conheceu a tão falada Lise e a Lise conheceu a tão falada Marina.


Como eu tinha trabalhado durante o dia, estava com uma roupa meio zoada - camiseta do Batman e bermuda - então pedi pra minha mãe levar uma roupa pra mim. Quando eu cheguei fui até o carro me trocar e a calça que ela tinha levado era uma que estava no meu armário mas era da Marina. Fomos correndo comprar uma nova e ficou melhor do que muitas que já tive.

O Carlão ficou todo feliz pq conseguimos encher a sala. Não só ele, claro, todos que participaram e viram seus nomes na telona. Supimpa por demais. A estréia de verdade é nessa sexta, dia 8 de março.

Eis o trailer:

segunda-feira, 4 de março de 2013

Like a Sir

Sexta-feira quando eu saí pra almoçar, a mina na minha frente na fila de pagar a comida foi passar o cartão mas deu senha incorreta... Aí ela errou 3 vezes e bloqueou. Então eu (com o cartão do meu pai) paguei pra ela.


Então depois que eu paguei o meu ela me chamou pra sentar com ela e a gente ficou conversando. Ela faz pedagogia e dá aula pra crianças pequenas, então ficamos conversando sobre crianças chatas mimadas huahua


sexta-feira, 1 de março de 2013

A Jornada do Herói

Vocês sabem o que é a jornada do herói? É uma espécie de molde para se criar uma história. Mas antes que venham os preconceitos de "aff tudo igual mainstream etc", esse padrão vem sendo seguido desde os tempos de Platão (cerca de 400 a.C.) e é bem maleável, adaptável e quase imperceptível.

O conceito moderno foi concebido pelo mitólogo norte-americano Joseph Campbell nos livros "O Herói de Mil Faces" e "A Jornada do Herói".

Essa jornada consiste em 12 passos que podem ser alterados, adaptados, corrompidos e até ignorados.

1 - O Mundo Comum
Este é o mundo do herói antes da aventura começar. Basicamente o “Era uma vez”.
Exmeplos: Bilbo em sua casa; Aladdin roubando maçãs pelas ruas; Harry Potter morando embaixo da escada com os tios.

2 - O Chamado da Aventura
Um problema ou um desafio se apresenta ao herói. “Tudo estava bem, quando de repente...”.
Exemplos: Gandalf chama Bilbo para recuperar a cidade dos anões; A filha de Bryan Mills é sequestrada; Ovo do Patinho Feio caindo no ninho errado.


3 - A Recusa do Chamado
O herói fica relutante, arruma desculpas e se recusa a aceitar o chamado, às vezes por medo.
Exemplos: Bilbo se nega a assinar o contrato; Harry Potter se recusa a aceitar que é um bruxo; Porquinhos se recusando a construir uma casa decente contra o Lobo Mau.

4 - Encontro com o Mentor ou Ajuda Sobrenatural
O herói encontra um mentor que o convence do chamado e o capacita para a tarefa.
Exemplos: Gandalf, Dumbledore, Obi-Wan Kenobi, Pai-mei.


5 - Primeiro Portal
O herói finalmente abandona o Mundo Comum e entra no mundo mágico ou no mundo da aventura em si.
Exemplos: Os irmãos entrarando juntos em Nárnia; A Noiva matando a primeira inimiga.

6 - Provações, aliados e inimigos
O herói enfrenta as primeiras provações, conhece seus aliados e enfrenta os primeiros inimigos, conhecendo as regras do novo mundo.
Exemplos: Os anões enfrentando os goblins; João e Maria enfrentando a Bruxa.

7 - Aproximação
O herói enfrenta inimigos e perigos cada vez mais perigosos enquanto se aproxima de seu objetivo final.
Exemplos: O-Ren Ishii em Kill Bill; o mercado de mulheres em Busca Implacável.

8 - Provação Suprema
Basicamente a maior provação vivenciada pelo herói, onde ele fracassa e quando tudo parece perdido, ele se supera e vence.
Exemplos: Megamente apanhando de Titan e de repente encontra sua arma de tirar os poderes; Harry Potter mais ou menos morrendo.

9 - Recompensa
O herói enfrentou a provação, resistiu ao seu medo e agora ganha uma recompensa para ajudá-lo na tarefa. Pode ser um objeto, uma arma ou apenas um conhecimento.
Exemplos: Indiana Jones encontrando o Cálice Sagrado; Tom Cruise salvando a filha em Guerra dos Mundos.


10 - O Caminho de Volta
É a parte mais curta da história, muitas vezes nem é contada. O herói deve voltar ao Mundo Comum para usar o conhecimento adquirido na jornada.
Exemplos: Em Todo Poderoso, Jim Carrey se encontrando com Deus para devolver os poderes; as crianças voltando da Terra do Nunca.

11 - A Ressurreição do Herói
O herói novamente enfrenta a morte, agora com a experiência e a recompensa em mãos, e deve usar tudo o que foi aprendido para enfrentar o último perigo.
Exemplos: Simba se reencontrando com Scar; em Os Incríveis, a família se unindo para vencer o Síndrome.

12 - O Retorno com o Elixir
Ele retorna para casa com a recompensa, que pode ser material ou não, e agora vai restaurar o equilíbrio que foi perdido no inicio da Jornada.
Exemplos: Os irmãos voltando de Narnia muito mais maduros; Frodo voltando pra casa depois de destruir o Anel; Shrek voltando pro pântano junto com Fiona.

Encontrei esse video, aliás, esse video apareceu por aí pra mim e foi o que me deu vontade de criar esse post. É muito supimpa =)