quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Viver ou Juntar Dinheiro?

Mensagem de um ouvinte da CBN lida por Max Gehringer:

"Prezado Max, meu nome é Sérgio, tenho 61 anos e pertenço a uma geração azarada: Quando era jovem as pessoas diziam pra escutar os mais velhos, que eram mais sábios. Agora dizem que tenho que escutar os jovens que são mais inteligentes.

Na semana passada, li numa revista um artigo no qual jovens executivos davam receitas simples e práticas para qualquer um ficar rico. E eu aprendi umuita coisa. Aprendi, por exemplo, que se eu tivesse simplesmente deixado de tomar um cafezinho por dia, nos últimos 40 anos, teria economizado 30 mil reais. Se eu tivesse deixado de comer uma pizza por mês, teria economizado 12 mil reais. E assim por diante.

Impressionado, peguei um papel e comecei a fazer contas.  Para minha surpresa, descobri que hoje poderia estar milionário.  Bastaria não ter tomado as caipirinhas que tomei, não ter feito muitas viagens que fiz, não ter comprado algumas das roupas caras que comprei e, principalmente, não ter desperdiçado meu dinheiro em itens supérfluos e descartáveis.

Ao concluir os cálculos, percebi que hoje poderia ter quase 500 mil reais na minha conta bancária. É claro que não tenho este dinheiro. Mas, se tivesse, sabe o que este dinheiro me permitiria fazer? Viajar, comprar roupas caras, me esbaldar com itens supérfluos e descartáveis, comer todas as pizzas que quisesse e tomar cafezinhos à vontade.

Por isso, me sinto muito feliz em ser pobre. Gastei meu dinheiro por prazer e com prazer. Porque hoje, aos 61 anos, não tenho mais o mesmo pique do jovem, nem a mesma saúde. Portanto, viajar, comer pizzas e cafés, não faz bem na minha idade. E roupas, hoje, não vão melhorar meu visual.

E recomendo aos jovens e brilhantes executivos que façam a mesma coisa que fiz. Caso contrário, chegarão aos 61 anos com uma montanha de dinheiro, mas sem ter vivido a vida."


"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim ele saberá o valor das coisas e não o seu preço"

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Viagem a Bueno Brandão - MG

Aeee! Finalmente minha primeira viagem com os broders de moto! E eu não fui de moto... Porque o cabo da embreagem arrebentou uma semana antes e não deu tempo de arrumar.


Fomos em oito pessoas. Eu, Lamon, Té (era Stephanie, mas de agora em diante será Té), Thor, Fernanda, Luiz, Victor e Magda. O Victor e a Magda estavam de carro e eu fui com eles. Saímos sábado às 6m30 da manhã e chegamos em Bueno Brandão umas 11h30.


Como eu achei que não ia conseguir passar em casa sexta à noite, eu desencanei de levar barraca e pensei "Chegando lá eu me viro". Mas no fim eu consegui ir pra casa, só que eu esqueci de pegar barraca!

Então no caminho, eu comecei a pensar em passar a noite dentro do carro. Mas assim que chegamos e estávamos descarregando as coisas, uma garrafa de cachaça de frutas quebrou no banco de trás e em menos de um minuto começaram a chegar dezenas de abelhas. Tivemos até que tirar o banco do lugar pra lavar. Ainda bem que estava calor e secou tudo. E por sorte o Luiz estava sozinho na barraca dele com um colchão de casal. Então eu pude dormir na barraca dele.

Logo que chegamos fomos à cidade comprar macarrão e carne. No almoço fizemos o macarrão pra terminar rápido e poder aproveitar a cachoeira à tarde. A água até que não estava tão gelada e tinha umas pedras legais pra deitar e ficar levando água na cabeça.

E claro, eu e o Lamon tínhamos que fazer merda! Hueahehuaehahuehae! Resolvemos fazer um caminho pra descer a cachoeira andando pelas pedras escorregadias e pontiagudas. Realmente tiveram partes que se a gente não tivesse se ajudado, seríamos levados pela correnteza. Mas foi mó divertido e quando a gente terminou, a gente olhou pra trás e falou "mano, como a gente é retardado huehaehueahae"


À noite preparamos um churrasco com alcatra, coxa de frango, panceta e linguiça mista artesanal (carne de boi e porco misturadas). E depois da janta ficamos deitados na grama olhando as estrelas e tentando achar constelações.

No dia seguinte tomamos café da manhã com café que os próprios caras do camping fazem e fomos pra cachoeira de novo. Ficamos até a hora do almoço e voltamos pra preparar o almoço. Um belo Restodonté de churrasco picado com arroz. O Thor foi o chef de todas as refeições, com ajuda principalmente minha, da Fernanda e da Té. E ele mandou benzão!


Saímos de lá por volta das 16h00. Paramos pra abastecer e tomar um sucão e depois seguimos viagem pela Fernão Dias. Estava trânsito, então as motos foram pelo corredor e nós pegamos uma paralela indicada pelo Waze do celular do Victor.

Quando estávamos voltando para a Fernão Dias, ainda no acesso, o pneu furou. Ninguém ficou bravo nem nada, só intrigados com que carajo poderia ter furado o pneu... Mas enfim, o importante é ter história pra contar.


Nos encontramos com as motos no Rei da Linguiça e depois seguimos para nossas casinhas!

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Folk e Moda de Viola

Existe um site muito legal chamado Superplayer, no qual você escolhe um ou mais estilos musicais e ele fica tocando uma playlist. Ou então várias playlists intercaladas.

Outro dia eu coloquei pra tocar Folk e Moda de Viola.

Moda de viola, pra quem não sabe, é música tradicional, folclórica, música de fazenda. E Folk é a mesma coisa, mas em inglês.

E prestando atenção nas letras eu percebi a semelhança entre as letras. Quase todas as músicas contam uma história. E os temas falados são a vida na fazenda, o gado, as amizades de infância, viajar pelo país, a saudade dos pais, muitas vezes sobre a própria criação da música e, claro, como em qualquer estilo musical, amor e coração partido.


Exemplos de cantores de Moda de viola: Zilo & Zalo, Tonico & Tinoco, Trio Parada Dura, Cacique & Pajé, Tião Carreiro e Pardinho,

Exemplos de cantores de Folk: Joan Baez, America, Crosby Stills & Nash, The Damned and Dirty, Natalie Merchant



terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Criaturas Mitológicas

Outro dia eu percebi como as criaturas mitológicas são desconhecidas pela maioria das pessoas. Eu mesmo conheci muitas novas quando li a coleção do Percy Jackson e os livros do Eduardo Spohr.
Então, para esclarecimento geral, resolvi fazer um post com algumas das principais criaturas mágicas e lendárias da mitologia grega.

Centauro
Metade homem, metade cavalo. Originado do cruzamento de cavalos com estátuas mágicas criadas por Zeus. Geralmente estão armados com arco e flecha. As do sexo feminino são Centáurides.


Bucentauro
Criatura similar a um Centauro, porém com corpo de touro.


Pégaso
Nasceu do sangue de Medusa quando ela foi decapitada por Perseu.


Harpias
Haviam três harpias. Aelo, Celeno e Ocípete. Eram aves de rapina com rosto de mulher e seios. Atacam em bando. Presentes nos mitos de Jasão e Eneias.


Górgonas
Monstro feroz, de aspecto feminino, e com grandes presas. Transformava todos que olhassem para ela em pedra. Existiam três górgonas: Medusa, Esteno e Euríale.


Lamia
Era uma rainha da Líbia que se tornou um demônio com metade do corpo de serpente. Atacava jovens e viajantes e lhes sugava o sangue.


Sereias
Filhas do rio Achelous e da musa Terpsícore. Eram tão lindas e cantavam com tanta doçura que atraíam os tripulantes dos navios que passavam por ali para os navios colidirem com os rochedos e afundarem. Presentes em muitos contos, como A Odisseia, Os Lusiadas e A Pequena Sereia.


Ninfas
Espíritos femininos da natureza. Geralmente são ligadas a um local particular, como uma floresta. São frequentemente associadas a deuses, como a caçadora Ártemis e ao deus das árvores e da loucura Dionísio.


Fauno / Sátiro
Divindades menores da natureza metade homem, metade cabrito que protegem as florestas e são apaixonados pelas ninfas.


Minotauro
Guardião do labirinto erguido para o rei Minos de Creta por Dédalo e seu filho, Ícaro.
Após assumir o trono de Creta, Minos pediu a Poseidon que lhe enviasse um touro branco como sinal de aprovação ao seu reinado. Minos deveria sacrificar o touro em homenagem ao deus, mas quis mantê-lo vivo. Como punição, a deusa Afrodite fez com que Pasífae, mulher de Minos, se apaixonasse pelo touro branco. Ela conseguiu copular com ele e o filho deste cruzamento foi o monstruoso Minotauro. Pasífae cuidou dele durante sua infância, mas ele cresceu e se tornou feroz. Por ser fruto de uma união não-natural, entre homem e animal selvagem, ele não tinha qualquer fonte natural de alimento, e precisava devorar homens para sobreviver. (Essa história era boa demais pra ser ignorada)


Ciclopes
Gigantes imortais com um só olho no meio da testa. Dizia-se que havia dois tipos de ciclopes. Um dos tipos eram os que trabalhavam com Hefesto como ferreiros, forjando armas e os raios usados por Zeus nas guerras contra os titãs. O outro eram gigantescos pastores insolentes e que viviam fora da lei morando em cavernas e atacando pomares e cidades em busca de comida.



sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Feliz Ano Novo 2013/2014

Mais uma vez o ano novo foi comemorado na minha casinha. Eu chamei primos, amigos e broderages em geral para passar a virada comigo comendo churrasco e enchendo a cara ao som das 500 mais da Kiss.


Contamos com a presença de Fell, Vanessa, Alê, Lamon, Bruno, Cesar, Nath, Belle, Dadas e meus pais. A Marina estava viajando.



O Fell, a Vanessa e o Alê foram os primeiros a chegar. Nós ajudamos meu pai a arrumar os lustres da churrasqueira e depois fomos pra cozinha preparar vinagrete e maionese.

Foram poucas pessoas, mas deu pra fazer uma farra boa. Eu, o Alê, a Vanessa e o Fell entramos na piscina e rolou uma jogatina de truco e poker.




O pessoal foi indo embora e a gente foi dormir umas 3:00 da manhã. Eu, o Fell, a Vanessa, o Alê e o Lamon em colchões espalhados pelo meu quarto.

Eis que umas 4:00 a campainha toca. Eu fui ver quem era e vi na telinha duas minas desconhecidas de cabelo azul e uma multidão atrás. E pensei "Mas que MERDA é essa???"

Peguei um facão, o Lamon pegou uma espada e o Alê pegou uma lança e fomos recebê-las apenas de cueca e dizendo "Que MERDA é essa???" Então o Leo e o Lucas apareceram no fundo gritando "Aee Feliz ano novo!!"

Sim, esses filhos da puta apareceram às 4:00 com mais umas 10 pessoas querendo ser bem recebidos. Eu fiquei no portão e perguntei "Vocês vieram em dois carros né? Que bom, assim dá pra ir todo mundo embora". Ao que o Lucas, com sua exímia cara de pau respondeu "Que isso, Marcelão? Você ta mandando a gente embora?" Então eu virei pro Alê e pro Lamon e perguntei "Vocês ficam com eles?" - "Sim"- "Então boa noite"

Eu estava indo dormir quando lembrei da minha promessa. Então cheguei pro Leozãoo e perguntei

- E aí Leo, o q vc trouxe?
- Eu roubei meia garrafa de Big Apple do Beatles
- Aham... Ta, você tem 5 segundos pra tirar o celular do bolso
- Não mano, pera aí
- Quatro, três...

Então ele tirou o celular, tirou o tênis e pulou na piscina. Não foi tão legal quanto se eu tivesse jogado, mas pelo menos ele assumiu a derrota. Eu fui dormir e não quis saber de mais nada.

E eu espero que até o meu aniversário a piscina já esteja limpa.