sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Quem tem uma Virago - por Marcos Roberto

Eu estou em um grupo no facebook chamado "Virago 250", um grupo pra quem tem a moto Virago 250 e quer pedir ajuda, compartilhar experiências, comprar ou vender motos ou peças etc.

Eu já reparei que quando eu falo da Virago pra pessoas que já pilotam há mais tempo, todos tem a mesma reação: abrir um sorriso nostálgico e dizer "Ah, a Viraguinho..."

Esses dias, lá no grupo do facebook, um cara fez um post que resume esse sentimento e que eu achei muito bom.
Bom, não posso dizer nada quanto aos donos de outras motos. Não faço parte de moto clube e não vou a encontros.
Mas algo eu percebi por aqui. Quem tem uma Virago é... diferente! Tem uma paixão, algo obstinado que beira a fixação, obsessão talvez?? Tão pouco sou psicólogo. Se muito, sou apenas mais um paciente que se auto-medica com cada esticada entre um sinal ou outro dentro da metrópole.
Que se trata com doses homeopáticas de inquietação noturna que me tira da cama e me faz montar nela e fazê-la roncar suave e constante por estradas outrora engarrafadas, agora livres, com toda liberdade que só a madrugada tem...
Eu demorei 10 anos para ter condições de comprá-la.
Valeu a pena esperar. Minha primeira moto é meu sonho realizado. Estamos em relacionamento há um ano.
Ela é a Vivi...
- Marcos Roberto

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Alinhamentos de RPG (e da vida real tbm)

Quando se cria uma ficha de personagem de RPG, mais especificamente de D&D 3.0 e 3.5, existe uma informação a ser preenchida chamada "alinhamento". Essa informação serve para ajudar na tomada de decisões.

O alinhamento depende de duas escolhas. Uma delas é escolher entre ser bom, neutro ou mal. E a outra é escolher entre leal, neutro e caótico.


Bem e Mal

Personagens e criaturas boas protegem vida inocente. "Bem" implica altruísmo, respeito pela vida e consideração pela dignidade de seres sensíveis. Personagens bondosos fazem sacrifícios pessoais para ajudar os outros em maior ou menor grau.

Personagens e criaturas más degradam ou destroem vida inocente, por diversão ou por lucro. "Mal" implica ferir, oprimir e matar os outros. Algumas criaturas más simplesmente não têm compaixão alguma pelos outros e matam sem escrúpulos se fazê-lo for conveniente. Outros ativamente buscam o mal, matando por esporte ou por dever para com alguma divindade ou mestre mau.

Pessoas que são neutras quanto a bem e mal têm escrúpulos em matar inocentes mas não têm o compromisso de fazer sacrifícios para proteger ou ajudar os outros. Pessoas neutras se comprometem a outros por relações pessoais. Uma pessoa neutra pode se sacrificar para proteger sua família ou mesmo sua terra, mas não o faria por estranhos que não estão ligados a eles.

Lei e Caos

Personagens leais falam a verdade, mantém sua palavra, respeitam autoridade, honram tradição e julgam aqueles que não estão à altura de seus deveres. "Lei" implica honra, confiabilidade e obediência a autoridade. Por outro lado, pode incluir mentalidade fechada, aderência reacionária à tradição e falta de adaptabilidade.

Personagens caóticos seguem suas consciências, ressentem serem ditos o que fazer, favorecem novas idéias acima da tradição e fazem o que prometem se acharem por bem. "Caos" implica liberdade, adaptabilidade e flexibilidade. Por outro lado, caos pode incluir imprudência, ressentimento para com autoridade legítima, ações arbitrárias e irresponsabilidade.

Pessoas que são neutras quanto a lei e caos possuem um respeito normal por autoridade e não sentem compulsão nem a obedecer nem a rebelar-se. São honestas, mas podem ser tentadas a mentir ou enganar outros.




Fontes:
Wikipedia
Cronicasdemilmundos
Jovem Nerd