O fazendeiro galês Mike Smith queria participar de uma competição de jardinagem no reino unido apresentando um belo pimenteiro. Pois é, uma fazenda no país de Gales deve ser um lugar horrível e desagradável.
Então ele cruzou uns pés de pimenta que ele já tinha, e criou A PIMENTA MAIS ARDIDA DO MUNDO!!!
Pimentas costumam levar nomes que representem algo de ameaçador e perigoso, que dê uma ideia de "Eu avisei que não era brincadeira". A pimenta mais forte do mundo até o momento era a "Carolina Reaper", ou seja, a Ceifadora da Carolina. Mas ela perdeu seu posto para a novíssima "Dragon's Breath Chili", ou, em tradução livre, "Sopro de Dragão", uma pimenta tão forte que ninguém teve coragem de comer, porque ela pode matar! Ela queima as vias aéreas, e a pessoa se sente respirando fogo.
Na verdade, essa pimenta foi desenvolvida com ajuda da Universidade de Nottingham, que tem interesse nas propriedades medicinais da pimenta. Inclusive, foram eles que constataram o valor da Dragon's Breath de 2,48 milhões na escala Scoville, desbancando a Reaper, que tem 2,2 milhões. É um valor tão alto que pode ter uso militar, como o spray de pimenta da polícia americana cujo valor é de 2 milhões.
A Escala Scoville é a medida da concentração da molécula de Capsaicina na pimenta.
Uma tabela para ter uma noção dos valores:
Os cientistas acreditam que se uma pessoa tentasse comer essa pimenta, as vias aéreas iriam queimar, inchar, e a pessoa iria morrer asfixiada. Mas ela tem um lado bom também.
O extrato de capsaicina dela é tão potente, que pode anestesiar a pele, especialmente para quem for alérgico a analgésicos. E é um recurso barato para regiões pobres, onde o acesso a anestésicos é difícil.
"Eu experimentei na ponta da língua e só senti queimar. Mas mesmo depois de cuspir, a queimação só aumentava."
Atualmente, Smith espera o Guinness registrar seu recorde.
Fontes:
I Fucking Love Science
Wikipedia
sexta-feira, 19 de maio de 2017
quinta-feira, 4 de maio de 2017
Ilha Hans
Desde os anos 70, uma pequena ilha é disputada entre a Dinamarca e o Canadá. A Ilha Hans, nomeada em homenagem ao explorador groenlandês Hans Hendrik.
Ela fica exatamente na divisa das águas internacionais da Groenlândia (território da Dinamarca) e o Canadá.
Essa ilha fica bem ao Norte, quase no Pólo Norte.
Mas o que tem de interessante uma ilhazinha tão insignificante? Lá não tem recursos naturais, não tem nenhuma construção, não tem plantações, apenas serve de posto de caça pra alguns inuítes.
O legal desta ilha é a "disputa" pelo território:
De tempos em tempos, os militares de cada país vão até a ilha. Os canadenses içam uma bandeira do Canadá e deixam uma garrafa de whiskey Canadian Club para os "inimigos" dinamarqueses. Já os dinamarqueses içam uma bandeira da Dinamarca, e deixam uma garrafa de Schnaps (espécie de aguardente) para os "inimigos" canadenses.
quarta-feira, 3 de maio de 2017
Passeio em Holambra
Depois de tanto tempo pensando e falando, no último sábado nós finalmente fomos conhecer Holambra!
A cidade é super pequena, e gostosinha. E mesmo fora de temporada, estava super cheia.
Fomos no moinho, no lago, num brechó, numa doceria (que estava mega cheia, impossível até de entrar), e fomos num barzinho onde comemos onion rings e tomamos um chopp muito bom. O bock da Schornstein. Que chopp bão! Pqp!
A cidade é super pequena, e gostosinha. E mesmo fora de temporada, estava super cheia.
Fomos no moinho, no lago, num brechó, numa doceria (que estava mega cheia, impossível até de entrar), e fomos num barzinho onde comemos onion rings e tomamos um chopp muito bom. O bock da Schornstein. Que chopp bão! Pqp!