quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Criaturas Mitológicas - Parte 4 - Especial Pokémon

Eu já fiz outros posts aqui no blog sobre criaturas mitológicas ( parte 1, parte 2 e parte 3). E no meio das minhas pesquisas, encontrei uma lista de Pokémons que são baseados em seres mitológicos de vários mitos ao redor do mundo!

Mawile (mitologia japonesa)


As lendas do Japão são repletas de "yokai", monstros assustadores que vem em todos os tamanhos e formatos. Uma lenda popular é a "Futakuchi-onna", ou, "A mulher com duas bocas". Conta-se que um fazendeiro estava muito feliz pois sua mulher, por algum milagre, não precisava comer, deixando que ele economizasse dinheiro. Mas conforme o tempo passava, o fazendeiro percebia que seu estoque de alimento estava sumindo e não sabia porque. Um dia ele acordou no meio da noite e viu que enquanto sua esposa dormia, uma boca na parte de trás de sua cabeça devorava a comida da casa, usando os cabelos como tentáculos para pegar a comida. Até comer toda a casa. Mawile é claramente uma referência a esta história.

Sabeleyes (lenda urbana com OVNIs)


Um dos encontros sobrenaturais mais bizarros já reportados foi em 1955, "o caso do gnomo de Hopkinsville", no qual uma fazenda foi invadida por três alienígenas de 30 cm de altura. Por ser em Kentucky, obviamente eles levaram chumbo. De acordo com testemunhas, as criaturas tinham pernas curtas, olhos grandes e brilhantes, andavam pra todas as direções, e as balas pareciam ricochetear na pele deles. A descrição física se assemelha muito ao Sabeleyes.

Whiscash (mitologia japonesa)


Em algum lugar na lama das profundezas do oceano, um gigante está soterrado. Uma criatura tão poderosa, que suas tentativas de escapar causam terremotos mortais. Esta é a história de Onamazu, o peixe-gato gigante. Durante a era Edo, um pescador percebeu que os peixes-gato ficavam agitados sempre que um terremoto estava chegando. Esta informação se espalhou e começou-se a acreditar que os terremotos maiores eram causados por um peixe-gato gigante! Na época o Onamazu era um ser terrível e apocalíptico, mas hoje em dia é o mascote do "Sistema de Aviso de Terremotos do Japão". Em Pokémon, o Whiscash é descrito nas pokédex como causador de terremotos e tremores.

Ninetails (mitologia japonesa)


Espíritos-raposas são comuns em toda a mitologia oriental. Malandros, manipuladores, e capazes de mudar de forma para enganar os mortais, a Kitsune (já citada no post Criaturas Mitológicas 3) aparece em muitas histórias. Um aspecto peculiar desta crença é que a cada 100 anos, nasce uma cauda nova na raposa. E a cada vez que ela chega a 9 caudas, ela ganha poder e sabedoria infinitos, e transformando sua pelagem vermelha em branco-dourado. É por isso que a Vulpix evolui ganhando 3 caudas e mudando de cor.

Jynx (mitologia japonesa)


No Japão, Jynx é tida como uma referência à lenda de Yama-uba. De acordo com as histórias, Yama-uba mora nas montanhas de gelo e atrai viajantes incautos à sua cabana para devorá-los. Fazendo a relação com a "bruxa devoradora de gente na montanha de gelo", o fato de ela ser do tipo "Gelo/Psíquico" faz sentido.

Absol (mitologia chinesa)


De acordo com a lenda chinesa, o imperador amarelo Huang Di estava fazendo patrulha perto do Mar do Leste, quando encontrou com Bai Ze, uma besta com uma juba branca esvoaçante, grandes chifres e muitos olhos. O monstro ensinou ao imperador os segredos do mundo sobrenatural e como derrotar diversos tipos de seres sobrenaturais. O mito também diz que, sob a alcunha de Kutabe, a criatura apareceu em uma vila e avisou sobre uma praga que se aproximava. Isso se encaixa perfeitamente na descrição da pokédex, que fala sobre seu hábito de avisar aos humanos sobre desastres vindouros.

Manetric (mitologia japonesa)


Raiju é o leal companheiro de Shinto, o deus-trovão. Seu corpo é coberto de raios, e ele é conhecido por tomar a forma de um gato, um furão ou um cachorro azul. Talvez eles tivessem dado o nome do Pokemon de Raiju, se já não existisse o Raichu.

Golurk (lenda da Rep. Tcheca)


As lendas dizem que durante o século 16, em Praga, os judeus eram muito perseguidos. Então um rabino criou um golem de argila e usou poder divino para conceder vida a ele, para que ele pudesse proteger a população. Ele tinha uma marca característica que era uma grande rachadura no peito, emendada com uma placa de ferro.

Froslass (mitologia japonesa)


Uma entidade japonesa, descrita como uma mulher de kimono branco chamada Yuki-Onna, que vaga pelas noites frias flutuando sobre a neve. Ela pode te congelar, te atrair para longe do abrigo para que você morra de frio, ou até mesmo abrir a porta da sua casa e deixar que o frio te alcance na sua cama.

Ho-Oh (mitologia chinesa)


É o pássaro rei da China. Dizem que ele tem três pernas, a cauda feita de planetas, e suas asas criam o vento do mundo. Símbolo de Graça e Prosperidade, ele é motivo de artes na China há mais de 8000 anos.

Xerneas, Yveltal, e Zygarde


De acordo com a mitologia nórdica, a árvore do mundo, Yggdrasil, é lar de muitas criaturas.

Entre elas, a grande águia que mora no topo, os quatro grandes alces Dáinn, Dvalinn, Duneyrr and Duraþrór, que arranham a casca da árvore, e a grande serpente  que come sua raiz.

Groudon e Kyogre (mitologia judaico-cristã)


No velho testamento da Bíblia, são mencionados dois grandes monstros: Leviathan e Behemoth. O Leviathan tem forma de baleia que cria as ondas e domina os oceanos. Behemoth domina as regiões terrestres, com seus tendões feitos de ferro. São tidos como as primeiras grandes forças da Natureza.


Fonte:

Dorlky

Nenhum comentário:

Postar um comentário