quarta-feira, 28 de maio de 2014

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno

- Muralha da China


A Grande Muralha da China começou a ser construída por volta de 220 a.C. com o objetivo de conter as invasões dos povos do Norte. Com aproximadamente 3.000 kms de extensão, ela vai do Mar Amarelo (litoral Nordeste da China) até o deserto de Góbi (a Noroeste).


A muralha começou a ser erguida por volta de 220 a.C. por determinação do primeiro imperador chinês, Qin Shihuang. Não há relatos sobre as técnicas de construção e nem sobre o número de trabalhadores envolvidos, mas sabe-se que a obra aproveitou uma série de fortificações construídas por reinos anteriores e que os muros foram constituído com grandes blocos de pedra e argamassa à base de barro.

- Petra


Petra é um conjunto arquitetônico e arqueológico situado na Jordânia (região do Mar Morto). A cidade foi construída pelo povo dos Nabateus e é composta de várias construções escavadas nas rochas. Em seu auge, a cidade chegou a comportar 20.000 pessoas. O edifício mais conhecido de Petra é a Câmara do Tesouro (El Khazneh), que aparece em filmes como "Indiana Jones e a Última Cruzada" e "Transformers 2".


A região onde se encontra Petra começou a ser ocupada por volta do ano 1.200 a.C. pela tribo dos Edomitas, mas a cidade como é conhecida hoje só foi construída entre 400 e 300 a.C. Durante séculos, foi um importante ponto comercial da antiguidade. Fazia parte das rotas comerciais de seda e especiarias que ligavam a China, a Índia e a Arábia do Sul ao Egito, Síria, Grécia e Roma.

A cidade ainda passou pelas mãos dos Impérios Romano e Bizantino, mas dois terremotos devastaram-na, sendo o segundo em 551 d.C. Atualmente a cidade é considerada Patrimônio Mundial da Unesco.

- Cristo Redentor


O Cristo Redentor é uma grande estátua de Jesus Cristo localizada no topo do morro do Corcovado, no Rio de Janeiro. Está 709 metros acima do nível do mar e tem 38 metros de altura. Foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do cristianismo, a estátua se tornou um dos ícones mais reconhecidos do Rio e do Brasil.


- Machu Picchu


Machu Pichu também chamada "cidade perdida dos Incas", é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru. Foi construída no século XV, mas só foi descoberta em 1911.


A cidade é composta de uma área agrícola e outra urbana, com templos, praças e mausoléus. A teoria mais aceita é de que foi construída para supervisionar a economia e proteger o soberano Inca no caso de ataque.

- Chichén Itzá


Chichén Itzá, é a mais famosa Cidade Templo Maia, localizada no estado mexicano de Iucatã. Funcionou como centro político e econômico da civilização maia. As várias estruturas, como a pirâmide de Kukulkan, o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas, e o Campo de Jogos dos Prisioneiros, podem ainda hoje ser admiradas e são demonstrativas de um extraordinário compromisso para com a composição e espaço arquitetônico. A pirâmide foi o último e, sem qualquer dúvida, o mais grandioso de todos os templos da civilização maia.


O nome Chichén-Itzá tem raiz maia e significa "na beirada do poço do povo Itza". Estima-se que foi fundada por volta dos anos 435 e 455. Foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1988.

- Coliseu


Também conhecido como Anfiteatro Flaviano, o Coliseu de Roma mostra a grandeza que o império romano atingiu. É o mais famoso anfiteatro do mundo e foi palco de lutas de gladiadores e massacres de cristãos.

Foi construído por ordens do imperador Vespasiano, em 70 d.C. Tem 187,5 metros de comprimento, 155,5 metros de largura e podia acomodar entre 45.000 e 55.000 espectadores.


No entanto, apenas dois terços da estrutura original conseguiram resistir aos terremotos, vândalos e construtores medievais que tiravam de lá materiais para suas construções. Mesmo assim, essa construção impressiona até os dias de hoje.

- Taj Mahal


O Taj Mahal é um grande mausoléu que fica em Agra, na Índia à margem do rrio Yamuna e é o mais famoso monumento do país. Foi construído sob as ordens do imperador Shah Jahan, entre 1630 e 1652 em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio") e que morreu após dar à luz o 14º filho. O monumento é conhecido como a maior prova de amor do mundo.


Foi construído de mármore branco, é incrustado com pedras semipreciosas, sua cúpula é costurada com fios de ouro e sua estrutura contém trechos do Alcorão. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes.

Acredita-se que o imperador pretendesse fazer para ele próprio uma réplica do Taj Mahal na outra margem do rio, em mármore preto, mas ele foi deposto antes do início das obras por um de seus filhos.


Fontes:
Calvin.edu
Brasil Escola
Só História

Nenhum comentário:

Postar um comentário