sexta-feira, 3 de agosto de 2018

O Lendário Arco Longo Inglês

Esses dias, num Scicast sobre a Guerra dos 100 Anos, eles falaram sobre o famoso Arco Longo Inglês, e como ele foi importante para ditar o rumo da história. E eu, como um fã de arquearia, fui pesquisar mais a respeito.

Era um poderoso tipo de arco medieval, medindo entre 1,80 m e 2,00 m de comprimento, usado pelos ingleses e galeses. Era feito com madeira de teixo, e chifres nas pontas, para fazer o vinco para a corda.


Os arcos compostos atuais tem uma força que varia entre 25 e 75 libras. A força dos arcos ingleses medievais podiam chegar a 180 libras. Essa força era principalmente para que as flechas pudessem atravessar as armaduras de placas dos inimigos.

A diferença é que em um arco composto, a força necessária para puxar a corda é reduzida devido ao sistema de roldanas. Já no arco recurvo medieval, era necessário puxar só no braço mesmo.

Não à toa, os arqueiros ingleses eram a tropa de elite da época, e eram treinados desde os 6 anos, quando já podiam empunhar um arco pequeno, para começar a treinar a musculatura.


Ossadas encontradas da época mostram que a força necessária para puxar era tanta, que os ossos do dorso eram deformados para se adaptar ao movimento repetitivo de atirar cerca de 10 flechas por minuto. Foi o terror dos inimigos entre os séculos 14 e 15.

Batalha de Crécy: 26 de agosto de 1346, primeiro grande confronto da Guerra dos Cem Anos, entre os exércitos de Filipe VI, da França, e Eduardo III, da Inglaterra.

Batalha de Poitiers: 19 de setembro de 1356, foi decisiva nos rumos da Guerra dos Cem Anos, entre os exércitos de Eduardo, o Príncipe Negro, da Inglaterra, de João II (João, o bom) da França.

Batalha de Azincourt: 25 de outubro de 1415 batalha decisiva ocorrida quase ao fim da Guerra dos Cem Anos. Esta batalha foi particularmente interessante, pois os ingleses tinham uma grande desvantagem numérica: a Inglaterra tinha 6000 arqueiros, 1500 soldados de infantaria e 2 000 homens na cavalaria (totalizando 9500 soldados). Enquanto a França tinha entre 12000 e 15000 homens (um terço a cavalo).


Fontes:

Wikipedia BR
Wikipedia EN
Scicast

Um comentário: