terça-feira, 4 de novembro de 2014

Alinhamentos de RPG (e da vida real tbm)

Quando se cria uma ficha de personagem de RPG, mais especificamente de D&D 3.0 e 3.5, existe uma informação a ser preenchida chamada "alinhamento". Essa informação serve para ajudar na tomada de decisões.

O alinhamento depende de duas escolhas. Uma delas é escolher entre ser bom, neutro ou mal. E a outra é escolher entre leal, neutro e caótico.


Bem e Mal

Personagens e criaturas boas protegem vida inocente. "Bem" implica altruísmo, respeito pela vida e consideração pela dignidade de seres sensíveis. Personagens bondosos fazem sacrifícios pessoais para ajudar os outros em maior ou menor grau.

Personagens e criaturas más degradam ou destroem vida inocente, por diversão ou por lucro. "Mal" implica ferir, oprimir e matar os outros. Algumas criaturas más simplesmente não têm compaixão alguma pelos outros e matam sem escrúpulos se fazê-lo for conveniente. Outros ativamente buscam o mal, matando por esporte ou por dever para com alguma divindade ou mestre mau.

Pessoas que são neutras quanto a bem e mal têm escrúpulos em matar inocentes mas não têm o compromisso de fazer sacrifícios para proteger ou ajudar os outros. Pessoas neutras se comprometem a outros por relações pessoais. Uma pessoa neutra pode se sacrificar para proteger sua família ou mesmo sua terra, mas não o faria por estranhos que não estão ligados a eles.

Lei e Caos

Personagens leais falam a verdade, mantém sua palavra, respeitam autoridade, honram tradição e julgam aqueles que não estão à altura de seus deveres. "Lei" implica honra, confiabilidade e obediência a autoridade. Por outro lado, pode incluir mentalidade fechada, aderência reacionária à tradição e falta de adaptabilidade.

Personagens caóticos seguem suas consciências, ressentem serem ditos o que fazer, favorecem novas idéias acima da tradição e fazem o que prometem se acharem por bem. "Caos" implica liberdade, adaptabilidade e flexibilidade. Por outro lado, caos pode incluir imprudência, ressentimento para com autoridade legítima, ações arbitrárias e irresponsabilidade.

Pessoas que são neutras quanto a lei e caos possuem um respeito normal por autoridade e não sentem compulsão nem a obedecer nem a rebelar-se. São honestas, mas podem ser tentadas a mentir ou enganar outros.




Fontes:
Wikipedia
Cronicasdemilmundos
Jovem Nerd

Nenhum comentário:

Postar um comentário