O Haka é um tipo antigo de dança de guerra do povo Maori, natural da Nova Zelância, tradicionalmente realizado tanto no campo de batalha para intimidar os inimigos, como recepcionar aliados que vinham em paz.
O Haka é uma demonstração vigorosa do orgulho, força e unidade de uma tribo. As ações incluem fortes pisões no chão, arregalar os olhos, colocar a língua pra fora e o queixo pra frente. Além de dar tapas no próprio corpo em ritmo para acompanhar as vozes. As caretas que são feiras são um aspecto importante pois servem para intimidar e demonstrar ferocidade, e têm até um nome específico – Pūkana.
O nome Haka é oficialmente um termo genérico para "dança" no idioma Maori, mas acabou se tornando o significado da apresentação de guerra. E suas letras muitas vezes descrevem poeticamente os ancestrais e eventos da história da tribo.
Talvez o Haka mais famoso seja o "Ka Mate", que significa "É a Morte".
Hoje, o Haka continua sendo usado em cerimônias e celebrações Maoris que homenageiam os convidados e mostram a importância da ocasião. Ele também é usado para desafiar os oponentes no campo esportivo.
Há diversos tipos de Haka – a dança não é única, assim como as canções que a acompanham. Em alguns casos, ela pode ser feita com armas tradicionais, como algumas espécies de lanças ou tacapes.
Até hoje o time neozelandês de Rugby, o All Blacks, realiza uma performance do Haka antes dos jogos. Eu acho um hábito bem interessante, principalmente no contexto esportivo, pois o Haka era usado pelos Maoris para recepcionar inimigos e aliados. Então nada mais justo do que receber o outro time da mesma maneira, já que eles são adversários, mas também colegas.
Fontes:
NewZeland.com
Wikipedia
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário