quinta-feira, 12 de abril de 2012

Entendendo um pouco de RPG



O Roleplaying Game, ou seja, jogo de interpretação de personagens, surgiu por volta de 1974 nos EUA, baseado em jogos de estratégia e literatura fantástica (principalmente as obras de John Tolkien - autor da trilogia do Senhor dos Anéis).

Para jogar RPG, é preciso um mestre e jogadores. A função do mestre é apresentar ao grupo de jogadores uma história, que contenha obstáculos, charadas e situações que exigirão escolhas por parte dos jogadores. E os jogadores controlam personagens que irão participar da história, discutindo e fazendo escolhas diante dos obstáculos que surgirem.

Uma pergunta comum é "Quem ganha o jogo"? Essa noção não se aplica em um jogo de RPG, uma vez que ele não é focado em uma disputa entre os jogadores e sim na cooperação. Em um jogo de RPG os personagens fazem parte de um grupo, e esse grupo precisa ser unido e trabalhar em conjunto para ter sucesso em suas aventuras.

Em um jogo de RPG, cada jogador tem grande liberdade para criar o seu personagem e interpretá-lo. Mas existem algumas questões a serem consideradas. Uma coisa importante é que o personagem tem os seus próprios conhecimentos, que nem sempre são os mesmos do jogador.

Um exemplo: Uma vez eu fui com o PH, o Gaúcho e um pessoal num evento para conhecer a versão 4.0 de D&D. Nós jogamos duas vezes a mesma aventura padrão que eles forneceram. Da primeira vez foi o PH que narrou. Nós descobrimos que tínhamos que reorganizar umas estátuas para abrir uma porta. Da segunda vez foi o Gaúcho. Nós sabíamos o que fazer com as estátuas mas nossos personagens não. Então resolvemos quebrar todas as estátuas. Huahuhahuauha

Como em uma aventura de RPG sempre existem eventos aleatórios, nem tudo pode ser decidido de forma direta pelo narrador ou jogadores. Para representar a aleatoriedade das partidas da forma mais imparcial possível, no RPG existem regras para definir o sucesso ou fracasso de uma ação.


Quando um jogador tenta fazer alguma coisa relativamente complexa, como lutar ou fazer acrobacias, um teste com dados deve ser feito para decidir o sucesso ou fracasso. Cada sistema possui as suas próprias regras, que definem que números no dado determinam um sucesso ou fracasso em cada jogada.

Exemplo: O personagem está preso em uma sala em que há apenas uma porta de madeira trancada, então o jogador decide arrombá-la. O mestre pode dizer "Jogue um d20" (dado de 20 lados). Quem decide a facilidade com que a porta será quebrada é o mestre. Então ele poderia considerar que um resultado de 1 a 15 não seria suficiente, mas um resultado de 16 a 20 seria suficiente para abrir a porta.

Um comentário:

  1. The physical exercises are typically the cycle order
    of the p90x dvds that everyone starts with. Rather
    than draining it, exercising must be committed and willing to work at it.


    Take a look at my page; original site

    ResponderExcluir