Eu não achei =(
Mas achei esse negócio de degustação. Então pegue um chocolate e divirta-se.
Observe: Olhe bem para a cor, estrutura e brilho. A cor pode variar entre o "quase preto" e marrom até o branco leitoso. A superfície deve estar lisa e brilhante. A falta dessas propriedades indica que o chocolate tem erros.
Toque e sinta: O chocolate deve derreter em pouco tempo com a temperatura da sua mão. O chocolate não deve ter farelos quando for quebrado.
Ouça: O chocolate nobre quebra com um barulho crocante. Chocolate de primeira tem bordas lisas e retas. Quebrar chocolate e não ouvir um barulho crocante indica uma baixa qualidade. Quanto mais teor de cacau tiver o chocolate mais duro ele vai ser e mais intenso será o barulho.
Cheire: Feche os olhos e se concentre nos aromas. Os aromas têm propriedades, como num vinho. Aroma de mel, marzipan, caramelo, flores, baunilha e outros.
Coma: deixe o chocolate derreter na boca, sem pressa nem esforço. O que você sente? Com a ajuda da língua, deixe que o chocolate derretido toque todas as partes de sua boca. Faça uma massinha no céu da boca (ninguém vai ver). Aromas serão liberados de formas diferentes, dependendo da conchagem. Tem que haver um pouco de resistência no chocolate, senão o chocolate se derrete totalmente na boca antes de você sentir os aromas. Sentir diferentes aromas depende das misturas de ingredientes e de tipos de cacau que estão no chocolate. Os degustadores profissionais, assim como na degustação de vinho, procuram a harmonização entre acidez e doçura. Eles procuram pelo que sobra dos aromas quando o chocolate já está completamente derretido. Sobram os aromas do leite, os aromas de cacau, as especiarias ou simplesmente nada?
Eu comendo:
Fonte: http://www.carlomockli.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário