Mas recentemente, nós retomamos esse assunto e começamos a ponderar sobre fazer mais uma safra da Katzendrek Bier (cocô de gato em alemão - piada do meu pai com o amigo alemão dele), mas não sabíamos onde comprar os ingredientes. E apesar de o meu pai ter guardado todos os equipamentos, algumas coisas desapareceram. Provavelmente foram roubadas por duendes que fazem cerveja no dia de St. Patrick.
Por um acaso do destino eu conheci um cara chamado Douglas em uma festa no Quartinho Vermelho, e eu não lembro como a conversa caminhou até que ele comentou de um lugar onde trabalham uns bróders dele e que vendem material para fazer cerveja. Peguei o contato e mandei pro meu pai.
Compramos os ingredientes e os equipamentos que faltavam e começamos a fazer!
Primeiro passo, triturar a cevada
Segundo passo, colocar água na cevada e deixar uma noite na geladeira pra água pegar a essência da cevada. Essa mistura se chama mosto.
No dia seguinte, colocar o mosto num caldeirão. E mais água.
Aí vai esquentando aos poucos, controlando a temperatura para aumentar mais ou menos 10 graus a cada 15 minutos.
E também entra o Lúpulo, que vai dar o amargor.
Depois coloca essa mistura no fermentador, já filtrando pra ir só líquido, sem cevada.
Quando colocar no fermentador, ainda estará bem quente. Aí tem que esperar chegar a uns 35º e colocar o fermento.
Depois de alguns dias fermentando, a cerveja é engarrafada!
Depois de engarrafada, ela vai ficar mais alguns dias descansando para que o açúcar continue sendo consumido, para formar o gás e dar pressão. Quando tiver formado uma quantidade boa de gás, precisa pasteurizar a cerveja, o que significa colocar em banho maria a 60º pra matar o fermento.
Então é só esperar mais um mês pra ela maturar, aí coloca pra gelar e pronto!! Uma deliciosa cervejinha caseira pronta para consumo!
Quero uma para experimentar....me lembro dessa experiencia...
ResponderExcluir