terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Pele de Teiú

1 de janeiro de 2015

Eu e a Agnes acordamos, fomos pra perto da piscina, onde estava o pessoal que dormiu no Ano Novo, e nos deparamos com um teiú morto. Provavelmente quem matou ela (sim, depois descobrimos que era uma teiú fêmea) foi a Makali. Pra quem não sabe, teiú é um lagartão que vive nas florestas de toda a América Latina.

ATEMSAUM SENNAS PHORTES

Pois bem... A Agnes está no 2º ano de Veterinária. E quando a gente viu o bicho lá com a garganta aberta e uma perna arrebentada, ela falou "Pô... Pele de teiú é tão bonita..."

Então nós pegamos um facão, a faca de churrasco do meu pai, uma tábua e começamos.

Uma das pernas estava quebrada e toda arrebentada, então resolvemos tirar as quatro patas pra ficar mais ou menos simétrica a pele inteira. Pra isso usamos o facão porque era mais brutal. Tinha que descer a porrada e tals. Tiramos as quatro patas, a cabeça e a ponta do rabo.


Depois abrimos a barriga e tiramos os órgãos internos. Intestinos, estômago, pulmões, fígado etc. Sorte que não estava fedendo, estava só um cheirinho normal de carne crua.


Depois de tirar todos os órgãos, ossos e alguns músculos que soltavam mais facilmente, tivemos que raspar a pele pra tirar as últimas partes de carne que ainda estavam coladas no couro.


No final, deixamos a pele secando embaixo de umas pedras pra mantê-la esticada. Passamos um pouco de cândida pra matar bactérias de decomposição e afastar as moscas e fomos pegar no dia seguinte. O resultado foi um lindo pedaço de couro de teiú:


PS: Quase todos os verbos na 1ª pessoa do plural na verdade foram feitos pela Agnes enquanto eu ficava olhando. Porque ela é tr00 pra caralho _/,,/

4 comentários: