Eu já escrevi aqui sobre Steampunk e Cyberpunk. São estilos de ficção científica - e também estilos artísticos - que exploram histórias de distopias, misturando tecnologias de uma época com recursos tecnológicos de outras.
O cyberpunk explora os recursos cibernéticos. Computadores e internet pra tudo quanto é lado. Pessoas ciborgues, com implantes biônicos e anúncios em neon poluindo a vista da cidade.
Já o steampunk se baseia nas tecnologias a vapor da era vitoriana, com navios, dirigíveis e até aviões movidos com motores a vapor. Tudo construído com tubos de cobre e dourados, relógios, medidores, e coisas assim. Até mesmo as roupas e acessórios.
Mas existe um outro estilo. Um que eu já tinha percebido em alguns filmes e jogos. Afinal, se existe um mundo fictício baseado em motores elétricos e outro em motores a vapor, então deve existir um baseado em motores à combustão! É o caso de Mad Max, Sucker Punch, Final Fantasy 7, Brütal Legend, Bioshock, Fallout, entre outros.
O dieselpunk é baseado no steampunk, mas por se basear todo na queima de combustíveis fósseis, tudo é mais sujo e mais escuro.
Além de permitir histórias um pouco mais próximas da nossa realidade, permite a criação de carros, armaduras e veículos mutcho lokos e muito tr00s!
A estética se baseia principalmente na primeira metade do século XX, que envolve as duas primeiras guerras mundiais e a evolução militar do mundo, com tanques, jipes, armas, mísseis etc.
Dentro do estilo steampunk, ainda existe o decopunk, baseado no estilo de arte inglês Art Déco, em que as peças são mais limpas, rebuscadas e cromadas.
Não ligava pro Dieselpunk....até conhecer ele.
ResponderExcluir