segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Geórgia, um País que eu nunca tinha ouvido falar

Eu estava rolando minha timeline no facebook quando me deparei com este vídeo:



O nome da banda é Trio Mandili. Fui pesquisar de onde era essa língua maluca e descobri que elas são da Georgia... Aí pensei "Ué, mas Georgia não é um estado dos EUA?"

E então eu descobri q existe um país chamado Georgia, onde se fala um idioma lokasso chamado georgiano: საქართველო (Geórgia em georgiano)

E o país fica entre Azerbaijão, Turquia, Armênia e Rússia.... É daqueles países que vc olha a arquitetura da cidade e não sabe se está na França ou na Índia. Que durante a história, ficou no meio das rotas de comércio entre a Europa e a Ásia. Tendo influências medievais cristã e migrações de povos ciganos e pagãos.


O país é uma república unitária, semipresidencial, com o governo eleito através de uma democracia representativa. A Geórgia é atualmente um membro do Conselho da Europa, da Organização de Cooperação Econômica do Mar Negro, da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), e do Eurocontrol. E também aspira aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e à União Europeia.



Entre os séculos V a.C. e VII d.C., reinos independentes se estabeleceram no que hoje é a Geórgia. Os reinos da Cólquida e Ibéria, cujas orientações religiosas vinham do Paganismo, adotaram o cristianismo no início do século IV.

No início do século XIX, a Geórgia foi anexada pelo Império Russo. Em 1917, logo depois da Revolução Russa, teve um período de independência que acabou logo, em 1921, quando foi ocupada pela União Soviética.

Em 1991, finalmente conseguiu independência novamente, mas sofrendo com uma crise econômica e social pós-comunista. Isso durou até a Revolução Rosa de 2003, depois que o novo governo introduziu reformas democráticas e econômicas.

Durante séculos, a economia georgiana se baseou no comércio, devido a sua abertura para o Mar Negro e sua participação na Rota da Seda. Mais recentemente, durante a maior parte do século XX, a economia seguiu os padrões soviéticos. Em 1995, recebeu ajuda financeira do Banco Mundial, do FMI e da Alemanha. E atualmente, depois de atritos econômicos com a Rússia, a economia se baseia principalmente na agricultura, turismo e exportação de vinho.

Foto incrível no Google Maps, tirada por Levon Hakopian



Este local se chama Naohrebi. É o nome georgiano da Vila (que em armênio se chamava Mohreb). Antes da sovietização, o nome desta região era Gugark. E os moradores dessa vila eram fugitivos do genocídio movido pelo império turco-otomano.

Fonte:
Wikipedia
Levon Hakopian (que eu encontrei no facebook foi muito gente boa em me explicar de onde é a foto que ele tirou)

7 comentários:

  1. Muito bom o artigo. Também vi no Facebook e estava curiosa sobre esse trio, que língua é essa?! Ótima pesquisa. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Gratidão, eu aqui em 2021 descobrindo a Geórgia também por conta do trio Mandili e já acrescentando à minha lista de sonhos conhecer esse lugar misterioso.

    ResponderExcluir
  3. 08/06/21. Esta é a data em que ouvi falar pela primeira vez, deste trio tão lindo e que canta,tão bem. Já ouvi algumas músicas e a cada uma, dá vontade de ouvir outra. Também pensei: esse idioma, é falado nos Estados Unidos? É. Achei que se tratava da Geórgia de lá, até entrar aqui e ler sobre a história,desse país. Que lindas! Estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Matei minha curiosidade,Muito obrigado pela informação,me traz muita alegria,saber que em um pequeno país existe um povo alegre,mesmo com suas adversidades!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela informação. Eu tambem estava curioso. Que lindas jovens e musica que cativa. Muito bom de ouvir.

    ResponderExcluir
  6. Melhor musica destas meninas é PIDMANULA,facil de cantar.Aprendi em uma semana!

    ResponderExcluir
  7. Tmbm gostei das informacoes,as musicas sao mto boas com as paisagens q elas mostram,seja simples ou complexo,gosto das vozes delas,musicas,bonitas e folcloricas...

    ResponderExcluir