segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Praga, a Cidade das 100 Torres

Este ano, nossa viagem em família foi para Praga.

Eu já conhecia, pois tinha ido com o Fell em 2014. Mas meus pais e a Marina não, e como eu havia falado bem de lá, eles quiseram conhecer. No dia 24/09 fizemos nosso vôo, que foi bem tranquilo, com escala em Amsterdam.

Arquitetura

Uma coisa bem interessante de Praga é ver a arquitetura toda misturada. Diferentemente de várias grandes cidades da Europa que foram destruídas nas duas Guerras Mundiais e depois reconstruídas, Praga não passou por isso. Então as construções de diferentes épocas se misturam na cidade. Construções desde o século XIII se misturando com construções soviéticas do século XX.

E não à toa, Praga é conhecida como a Cidade das 100 Torres. Torres de vigia, pontes, torres de igreja, torres de castelos, torres de iluminação para a cidade e o rio. Enfim, torres de todas as épocas em todo lugar.

Trdelnik

Um doce que não é tão doce em forma de mola e que vende pra todo lado. E que combina maravilhosamente bem com um café e uma vista pra uma cidade de quase 1000 anos.

Castelo de Praga

Conhecemos o Castelo de Praga com uma guia espanhola que parecia uma bruxinha de desenho animado. Este castelo é atualmente onde fica o palácio do governo, construído ao redor da Catedral de São Vito, cuja construção começou em 1344 e foi concluída entre os séculos XIX e XX, depois de passar por muitos arquitetos diferentes. O que explica sua torre neoclássica que distoa completamente de todo o resto da construção, que é gótica.

Golden Lane

Os arredores do castelo e da catedral são preparados para receber visitantes. Tem até uma rua que precisa pagar pra entrar, chamada Zlatá ulička (rua de ouro) que era a antiga rua dos alquimistas, farmacêuticos, ferreiros e ourives.
Nesta rua também havia um museu que exibia armas, armaduras, escudos e equipamentos de guerra em geral, desde a Roma Antiga até o século XIX. Dentro deste museu tinha um stand pra atirar com besta, e que eu mandei muito bem!

Passeio Noturno no Rio Moldava

Fizemos um passeio de barco no rio que corta Praga. Foi divertido. Comida à vontade inclusa no passeio, um friozinho gostoso no deck superior. Muitas fotos bonitas... Foi legal.

Taverna U Pavouka

Almoçar na taverna U Pavouka*, que fica no centro de Praga. O ambiente é super legal, apenas iluminação com velas, e todo o cardápio imitando comidas medievais.

Museu Mucha

Fomos no Museu do Mucha. Eu não conhecia, nunca tinha ouvido falar dele. Mas assim que comecei a ver as obras, vi que eram muito familiares. Ele faz obras no estilo Art Nuveau e fez muitos cartazes para teatro.

Cesky Krumlov

Na sexta, fizemos uma viagem à cidade de Cesky Krumlov, onde estava rolando uma feirinha de terecotecos, e tinha um palco com uma banda meio folk. E no caminho compramos um Pau de Selfie.

Bauhaus

Resolvemos dar uma olhada na loja Bauhaus, que é tipo uma Leroy Merlin da Europa. Muito legal, muita coisa legal, e eu quase comprei uma botina com ponta de ferro. Mas só tinha de umas cores chamativas zoadas.

Palácio da Família Lobkowicz

O palácio ao redor da catedral de Praga já pertenceu à família Lobkowicz. Uma família nobre muito antiga de Praga, com origem da Espanha. No século XIX eles perderam todas as propriedades quando Hitler invadiu a Tchecoslováquia. E depois da 2ª Guerra Mundial conseguiram retomar. Mas quando a União Soviética passou a incluir o território Tcheco, novamente foi tudo confiscado. A família só reuperou suas posses nos anos 90.

Esse passeio foi muito legal, pois o áudio-guia que nós usamos foi gravado pelos próprios Lobkowicz, que continuam morando em Praga e são proprietários do Palácio. E a sensação era de estar conhecendo a casa de alguém com a própria pessoa apresentando a casa e contando as histórias que aconteceram por ali como por exemplo: Beethoven e Mozart escreveram suas obras aqui nestes salões.

Concerto de cordas e órgão na igreja

No sábado à noite fomos a um concerto. Algumas músicas tocadas com quarteto de cordas, e outras num órgão com 3500 tubos, entre elas, a Toccata do Bach.
Essa igreja era bem interessante. Por fora era toda em estilo gótico, toda medieval, cheia de pontas e tal. Por dentro, toda barroca, coberta de outro. Poderia até ser uma igreja de Minas Gerais.

Tour do Comunismo e Bunkers Nucleares

Nos encontramos com o monitor Mikal, que contou a história sobre como Praga foi dominada pela União Soviética. Depois da 2ª Guerra Mundial, houve o Plano Marshall, que era os EUA mandando dinheiro para a Europa se reconstruir, e depois cobrar esse dinheiro de volta com juros. Mas como a Tchecoslováquia estava muito a Leste, longe da Alemanha, França, Ingalterra, Espanha, Italia etc, ficaram de fora desse plano.

Então veio a União Soviética. O povo havia se sentido abandonado pelos países ocidentais, então abraçou a ideia de fazer parte do eixo comunista. Mas novamente, por ser muito a Ocidente, longe da Rússia, de Moscow, etc, não teve tanta atenção. Tanto que foi o primeiro (e acho que único) país com regime comunista a ter uma imprensa livre, sem censura.

Depois de andarmos um pouco, e pegar um bonde, fomos visitar um bunker nuclear. A porta de entrada já era impressionante. Quase 2 metros de altura, 1,5m de largura, e uns 40 cm de espessura. De aço e chumbo. Essa porta devia pesar umas 6 toneladas.

Lá dentro, tudo apertado, pequeno, claustrofóbico. E preparado para receber 5000 pessoas, cada uma com direito a meio metro quadrado, com mantimentos para durar 1 mês. O guia disse que foi muita sorte nunca ter precisado usar o bunker de fato. Pois provavelmente o que iria acontecer é que iriam entrar 2000 pessoas, e já iriam fechar as portas para os mantimentos durarem mais tempo.

Nesse bunker tinha uma sessão para vestir roupas comunistas e tirar fotos.

E, sim, era uma AK-47 de verdade!

Degustação de Cerveja

Depois do bunker, fomos fazer uma Degustação de Cerveja, onde experimentamos 8 cervejas tchecas diferentes.

Entre elas, havia a Budwiser. A verdadeira e original Budwiser.

Oras bolas. Como assim?

Durante o século XIX, quando houve uma grande migração europeus pras Américas, teve um cara chamado Bush que descobriu que a cerveja tcheca "Budwiser, the Beer of Kings" não tinha patente, então abriu a cervejaria "Budwiser, the King of Beers" nos EUA, pra atrair as pessoas que já estavam familiarizadas com a marca.

Hoje em dia as duas Budwisers tem mais advogados contratados trabalhando em 200 países do que motoristas de caminhão que fazem a distribuição.

* "U Pavouka" Significa algo como "Na companhia da Aranha". Vários restaurantes tinham nomes começando com a palavra "U", como U Malvaze, U Fleku, U Hrozny etc... mas o Google Tradutor nunca traduzia do mesmo jeito.