O frisbee como objeto nasceu em uma fábrica de tortas americana chamada Frisbie’s. Os funcionários ficavam brincando de arremessar a forma de torta um para o outro, daí nasceu o frisbee.
Jogado em um campo cujas medidas são 100 metros de comprimento por 37 metros de largura, o objetivo do jogo é chegar com o disco na área ao fundo do campo do oponente, como o Touchdown em um jogo de futebol americano.
No Ultimate Frisbee, competem duas equipes com 7 jogadores cada. Os jogadores da equipe que estão atacando passam o frisbee um para o outro. Ao receber o disco, o jogador deve fixar um pé de pivô (como no Basquete) e passá-lo antes de 10 segundos. Os jogadores da equipe que estão defendendo devem impedir que os adversários recebam o Frisbee na Zona de Gol.
A equipe que vai começar atacando é definida no cara ou coroa e o jogo começa com cada equipe no fundo do próprio campo. O time que começar como defensor lança o disco na direção do outro para que o jogo comece.
Ao contrário de muitos esportes que possuem períodos de tempo definidos, no frisbee os dois períodos do jogo são divididos da seguinte maneira: O primeiro tempo termina quando uma das equipes chegar a 9 pontos e o segundo tempo termina quando uma das equipes chegar a 17 pontos.
Este é o único esporte no mundo que não possui árbitros. As regras que existem servem como um guia e nunca são violadas internacionalmente pelos jogadores, pois existe um código de honra e respeito mútuo entre todos. Além disso, o frisbee pode ser praticado por times mistos de homens e mulheres. Ultimate é um jogo de lealdade e fair-play. A competitividade é incentivada, mas nunca em detrimento da relação entre os jogadores.
Fontes: http://www.travinha.com.br e http://locoultimate.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário