quarta-feira, 28 de maio de 2014

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno

- Muralha da China


A Grande Muralha da China começou a ser construída por volta de 220 a.C. com o objetivo de conter as invasões dos povos do Norte. Com aproximadamente 3.000 kms de extensão, ela vai do Mar Amarelo (litoral Nordeste da China) até o deserto de Góbi (a Noroeste).


A muralha começou a ser erguida por volta de 220 a.C. por determinação do primeiro imperador chinês, Qin Shihuang. Não há relatos sobre as técnicas de construção e nem sobre o número de trabalhadores envolvidos, mas sabe-se que a obra aproveitou uma série de fortificações construídas por reinos anteriores e que os muros foram constituído com grandes blocos de pedra e argamassa à base de barro.

- Petra


Petra é um conjunto arquitetônico e arqueológico situado na Jordânia (região do Mar Morto). A cidade foi construída pelo povo dos Nabateus e é composta de várias construções escavadas nas rochas. Em seu auge, a cidade chegou a comportar 20.000 pessoas. O edifício mais conhecido de Petra é a Câmara do Tesouro (El Khazneh), que aparece em filmes como "Indiana Jones e a Última Cruzada" e "Transformers 2".


A região onde se encontra Petra começou a ser ocupada por volta do ano 1.200 a.C. pela tribo dos Edomitas, mas a cidade como é conhecida hoje só foi construída entre 400 e 300 a.C. Durante séculos, foi um importante ponto comercial da antiguidade. Fazia parte das rotas comerciais de seda e especiarias que ligavam a China, a Índia e a Arábia do Sul ao Egito, Síria, Grécia e Roma.

A cidade ainda passou pelas mãos dos Impérios Romano e Bizantino, mas dois terremotos devastaram-na, sendo o segundo em 551 d.C. Atualmente a cidade é considerada Patrimônio Mundial da Unesco.

- Cristo Redentor


O Cristo Redentor é uma grande estátua de Jesus Cristo localizada no topo do morro do Corcovado, no Rio de Janeiro. Está 709 metros acima do nível do mar e tem 38 metros de altura. Foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do cristianismo, a estátua se tornou um dos ícones mais reconhecidos do Rio e do Brasil.


- Machu Picchu


Machu Pichu também chamada "cidade perdida dos Incas", é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru. Foi construída no século XV, mas só foi descoberta em 1911.


A cidade é composta de uma área agrícola e outra urbana, com templos, praças e mausoléus. A teoria mais aceita é de que foi construída para supervisionar a economia e proteger o soberano Inca no caso de ataque.

- Chichén Itzá


Chichén Itzá, é a mais famosa Cidade Templo Maia, localizada no estado mexicano de Iucatã. Funcionou como centro político e econômico da civilização maia. As várias estruturas, como a pirâmide de Kukulkan, o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas, e o Campo de Jogos dos Prisioneiros, podem ainda hoje ser admiradas e são demonstrativas de um extraordinário compromisso para com a composição e espaço arquitetônico. A pirâmide foi o último e, sem qualquer dúvida, o mais grandioso de todos os templos da civilização maia.


O nome Chichén-Itzá tem raiz maia e significa "na beirada do poço do povo Itza". Estima-se que foi fundada por volta dos anos 435 e 455. Foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1988.

- Coliseu


Também conhecido como Anfiteatro Flaviano, o Coliseu de Roma mostra a grandeza que o império romano atingiu. É o mais famoso anfiteatro do mundo e foi palco de lutas de gladiadores e massacres de cristãos.

Foi construído por ordens do imperador Vespasiano, em 70 d.C. Tem 187,5 metros de comprimento, 155,5 metros de largura e podia acomodar entre 45.000 e 55.000 espectadores.


No entanto, apenas dois terços da estrutura original conseguiram resistir aos terremotos, vândalos e construtores medievais que tiravam de lá materiais para suas construções. Mesmo assim, essa construção impressiona até os dias de hoje.

- Taj Mahal


O Taj Mahal é um grande mausoléu que fica em Agra, na Índia à margem do rrio Yamuna e é o mais famoso monumento do país. Foi construído sob as ordens do imperador Shah Jahan, entre 1630 e 1652 em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio") e que morreu após dar à luz o 14º filho. O monumento é conhecido como a maior prova de amor do mundo.


Foi construído de mármore branco, é incrustado com pedras semipreciosas, sua cúpula é costurada com fios de ouro e sua estrutura contém trechos do Alcorão. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes.

Acredita-se que o imperador pretendesse fazer para ele próprio uma réplica do Taj Mahal na outra margem do rio, em mármore preto, mas ele foi deposto antes do início das obras por um de seus filhos.


Fontes:
Calvin.edu
Brasil Escola
Só História

sexta-feira, 23 de maio de 2014

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo

O que ficou conhecido na posteridade como as “Sete Maravilhas do Mundo” foi um conjunto de obras feitas pela humanidade, que foram nomeadas e listadas pelos gregos com o intuito de apresentar "as sete coisas dignas de serem vistas".  As obras se distinguiam por sua beleza, grandeza, suntuosidade e magnitude.

- A Grande Pirâmide de Gizé


Construída pelos egípcios há cerca de 4.500 anos, é a única maravilha antiga ainda existente. Ela foi criada como monumento funerário ao Rei Queóps, sendo a maior das três pirâmides de Gizé. Segundo o historiador grego Heródoto, 100.000 homens trabalharam durante 20 anos na construção da pirâmide. Sua construção revela um grande conhecimento de engenharia, geografia, astronomia, geologia, matemática e outras ciências por parte dos construtores egípcios.

- Jardins Suspensos da Babilônia


Supostamente criado pelo rei Nabucodonosor entre os anos 605 e 562 a.C. para presentear sua esposa, a rainha Amyitis, na cidade da Babilônia, na Mesopotâmia. Os Jardins Suspensos consistiam em uma estrutura arquitetônica de terraços que continham uma infinidade de espécies de fauna e flora. Não se sabe ao certo se existiram os Jardins Suspensos da Babilônia. Heródoto, "o pai da História", esteve na Babilônia e fez grandes descrições do que viu por lá. Mas não cita os Jardins Suspensos. Mas Heródoto deixa muita coisa sem citar em seu trabalho, o que, naturalmente, ocorre em qualquer tentativa de descrição histórica completa.

Por outro lado, Diodoro da Sicília, Filo de Alexandria e o historiador Estrabão citam os Jardins Suspensos da Babilônia em suas anotações. E escavações arqueológicas realizadas no século XIX encontraram possíveis indícios de sua existência.
Teria sido destruído por um terremoto no século 1 d.C.

- A Estátua de Zeus


Medindo entre 10 e 15 metros de altura, foi uma escultura construída no templo de Olímpia na Grécia, por volta de 450 a.C. Obra em Ouro, Marfim e Ébano, incrustada com pedras preciosas. O escultor Phídias representou Zeus sentado em seu trono, indicando sua superioridade sobre os demais deuses do panteão grego.

Com a ascenção do cristianismo tanto o monumento quanto a própria cidade de Olímpia (e os Jogos Olímpicos, tradicionalmente em homenagem a Zeus) foram sendo gradualmente negligenciadas. A estátua foi levada para Constantinopla e destruída num terremoto por volta de 470 d. C.

- O templo de Ártemis


O Templo à deusa da caça Ártemis (Diana, para os Romanos), em Éfeso (atual Turquia), foi construído em 550 a.C. O templo era composto por 127 colunas de mármore em estilo jônico dispostas em filas duplas, todas decoradas com obras de arte, tendo cada uma 20 metros de altura. Tinha 138 metros de comprimento e 71,5 metros de largura.

Foi reconstruído e aumentado várias vezes durante séculos, até que foi destruído por um homem chamado Heróstrato no dia 21 de julho de 356, que ateou fogo ao templo para que seu nome fosse lembrado. (história contada por Jean-Paul Sarte, constando da coletânea de contos "O Muro"). Possíveis vestígios podem ser encontrados hoje no Museu Britânico.

- O Mausoléu de Halicarnasso


Foi construído por volta de 350 a.C., a mando da rainha Artemísia, com o intuito de abrigar os restos mortais do rei Mausolo, seu esposo e irmão. Quando Artemísia morreu, foi enterrada ao lado do marido no mausoléu.

Localizado também na Turquia, o monumento tinha 41 metros de altura e era composto por um complexo e intrincado conjunto de estátuas, saudado como um feito notável pelos escritores da antiguidade. Foi destruído por volta do século XV por constantes terremotos e seus restos foram utilizados em outras construções, como o Castelo de São Pedro de Halicarnasso, em Bodrum, pelos Cavaleiros Hospitalários (antigos cavaleiros cruzados).

A fama e o porte da construção fazem com que o nome Mausoléu seja usado até os dias de hoje para referir-se a uma sepultura elegantemente construída.

- O Colosso de Rhodes


O Colosso de Rhodes era uma estátua de bronze de 33 metros, construída na Grécia, por volta de 300 a.C., para homenagear o deus Hélios (deus do Sol) devido ao auxílio na vitória sobre o exército de Demétrio Pollorcetes. Era descrita pelos escritores antigos como "um gigante debaixo de cujas pernas poderia passar um navio".

Mas não seria possível a uma estátua de bronze daquele porte se sustentar da maneira que os escritores modernos a romancearam, havia de existir pelo menos um terceior ponto de apoio e especula-se que isso teria sido conseguido com o artifício de se esculpir uma túnica, também em bronze, indo da cintura da estátua ao chão, para dar-lhe a necessária sustentação.

A estátua permaneceu de pé durante 50 anos, quando foi destruída por um terremoto que assolou a cidade de Rhodes em 226 a.C. E de acordo com o historiador Teofânio, as ruínas foram levadas embora para serem derretidas e reutilizadas no ano 654 d.C.

- Farol de Alexandria


Construído por volta do ano 250 a.C., para orientar os marinheiros em suas viagens noturnas, o farol tinha 134 metros de altura e projetava sua luz 57 quilômetros mar adentro. Feito de mármore e argamassa, o farol construído pelo arquiteto grego Sóstrato de Cnido, era a segunda maior estrutura construída pelo Engenho Humano, perdendo apenas para as Pirâmides.

De tão lindo, os escritores antigos diziam "não ter palavras para descrevê-lo". Resistiu a vários terremotos, mas quando um de maior intensidade atingiu Alexandria em 1480 o famoso Farol se perdeu para sempre.

Fontes:
Brasil Escola
Cultura Brasil

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Ilustrações de Palavras que não existem em Português

Algumas palavras não têm tradução de uma língua pra outra. E entre elas temos algumas palavras estrangeiras que não têm tradução direta para o português.

As ilustrações abaixo foram criadas por Anjana Iyer, e baseiam-se em uma variedade de línguas, como grego, coreano e tshiluba (falada na República Democrática do Congo).


Fernweh - Palavra do alemão que significa “sentir saudade de um lugar onde você nunca esteve”.


Bakku-shan - Palavra do japonês que significa “uma mulher bonita, desde que seja vista por trás”.


Backpfengesicht - Palavra do alemão que significa “um rosto precisando muito de um soco”.


Shlimazl - Palavra do ídiche que significa “uma pessoa cronicamente azarada”.


Aware - Palavra do japonês que significa “o gosto agridoce de um momento rápido e evanescente de beleza transcendente”.


Gattara - Palavra do italiano que significa “mulher, geralmente idosa e solitária, que se devota a cuidar de gatos de rua”.


Rire dans sa barbe - Palavra do francês que significa “rir quietamente na sua barba enquanto pensa em algo que aconteceu no passado”.


Komorebi - Palavra do japonês que significa “o tipo de efeito de luz disperso e salpicado que ocorre quando o sol brilha através de árvores”.


Utepils - Palavra do norueguês que significa “sentar em um ambiente exterior em um dia ensolarado para tomar uma cerveja”.


Schadenfreude - Palavra do alemão que significa “o prazer obtido a partir da miséria dos outros”.


Tokka - Palavra do finlandês que significa “um grande rebanho de renas”.


Mamihlapinatapei - Palavra do yagan (língua do povo indígena Yagan da Terra do Fogo) que significa “um olhar significativo e sem palavras entre duas pessoas que desejam iniciar algo, mas estão ambas relutantes em iniciá-lo”.

Fonte:
Blog Blux

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Sobre o Bolsa Família

Estou aqui para falar sobre o Bolsa Família, esclarecer alguns mistérios e tentar acabar um pouco com a ignorância e os preconceitos que existem sobre o assunto.

Para começar, não adianta dizer que o PT é comunista. O PT não é comunista. Ele apenas tem um discurso socialista (que é beeem diferente de comunista). E o Bolsa Família não foi um projeto do Lula ou do PT, e sim do governo FHC. Foi idealizado por Herbert José de Sousa, tendo sua origem e inspiração no Bolsa Escola. E só para constar, medidas assistencialistas são uma recomendação do próprio FMI (Fundo Monetário Internacional) para países em desenvolvimento.

O Bolsa Família é o maior programa de distribuição de renda da história do Brasil. Ele nasceu para tirar da fome e da miséria as famílias mais pobres do país.

Pois bem, caso você não saiba o que é bolsa-família, eu vou explicar aqui. Ele NÃO é um sustenta-vagabundo, ou bolsa-pinga, nem nada disso.


Exemplo

Vou começar explicando com um exemplo que usei numa conversa com o Fell. Imagine uma cidadezinha miserável no meio do sertão com 100 casas caindo aos pedaços. Uma dessas casas é uma vendinha e o dono é o único que tem um pouco mais de renda. Eis que surge o bolsa-família, que dá 150 reais por mês pra cada uma das famílias dessas casas. Então eles vão começar a consumir na vendinha, que vai começar a crescer.

Uma hora, o dono vai ter que contratar um filho de alguma das famílias pra trabalhar com ele, o que vai aumentar a renda da família e tirá-los da necessidade de receber o bolsa-família.

Com o benefício, uma das famílias dessa vila consegue comprar material pra começar uma horta, um pomar etc, que vai fornecer para a vendinha, que então vai crescer mais ainda e vai precisar contratar mais alguém.

Outras duas famílias se juntam e conseguem comprar um transporte, pra poder levar e trazer algum outro produto de alguma cidade maior que tenha lá perto.

Agora imagine isso numa escala de Brasil, com 13 milhões de famílias beneficiadas. Isso faz a economia crescer do micro para o macro e faz o capital circular.

Distribuição de renda

A população alvo do programa é constituída por famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. As famílias extremamente pobres são aquelas que têm renda per capita de até R$ 77,00 por mês. As famílias pobres são aquelas que têm a renda per capita entre R$ 77,01 a R$ 154,00 por mês. E a família beneficiada precisa ter pelo menos um filho entre 0 e 17 anos, ou uma mulher grávida.

Em 1992 o Brasil tinha 45,9% da sua população abaixo da linha da pobreza. De 1992 até 2003 (11 anos), quando o programa foi implantado, a pobreza caiu apenas 6,6 pontos percentuais. De 2003 até 2011 (8 anos) a pobreza caiu 18,1 pontos percentuais.


“Mas não basta dar o peixe! Tem que ensinar a pescar!”

No site do próprio governo, na definição do Bolsa Família, está, entre outras coisas, o seguinte trecho:

"A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Já as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade."

Ou seja, dar o dinheiro na mão das pessoas, não é "dar o peixe". É, de fato, uma solução imediata para tirar da miséria pessoas que estão morrendo. Mas esse dinheiro dá condições para que elas possam começar a se preocupar em estudar, trabalhar e começar a caminhar com as próprias pernas.

Sobre pessoas que resolvem se acomodar

Lembram daquele video em que uma senhora reclama que recebe o bolsa família há 8 anos e não consegue comprar uma calça pra filha? Esse é um exemplo de uma pessoa que se acomodou. Mas por favor! Por favor, não cometam a estupidez de tomar UM exemplo como verdade absoluta para TODOS os beneficiários. E o Bolsa-Família não foi feito pra comprar calça de 300 reais, e sim pra comprar o mínimo pra viver, até que se consiga um emprego e uma renda fixa e segura.

Para se manter no Bolsa Família, os beneficiários precisam cumprir algumas exigências. Dentre elas estão:
- ter os filhos matriculados na escola e com um mínimo de 85% de frequência;
- para gestantes, fazer acompanhamento pré-natal;
- manter a agenda de vacinação dos filhos em dia

Então existem sim regras para a pessoa não ficar acomodada sem fazer nada. E no caso de descumprimento, elas recebem penalidades que vão desde advertências e um mês sem receber, até perder o benefício completamente.

Pessoas que deixaram de receber o benefício

Uma prova de que o programa tem eficiência é o fato de que, desde a criação do Bolsa Família, em 2003, até o final de 2011, 5,856 milhões de famílias (aprox. 45% do total) deixaram de receber o benefício. E dos 3,8 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI) do País registrados até abril deste ano, 10% são beneficiários do programa, ou seja, 380 mil pessoas.

Dessas que saíram, cerca de 40% conseguiram aumentar sua renda per capita e sair da faixa de pagamento do benefício. As outras 60% foram por diversos outros motivos, como por exemplo o não cumprimento das condições na área de educação e saúde (117 mil famílias), revisão cadastral não concluída (613,1 mil famílias) e até mesmo decisão judicial (20 mil famílias).

Esse universo é composto principalmente por pessoas dentro do grupo que foram beneficiadas pela atual política de valorização do salário mínimo. Ao conseguir um trabalho formal elas podem ser identificadas pelos gestores municipais ou a partir da base de dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho. Além disso, também se destacam pequenos empreendedores que montaram negócios e quem foi alcançado pela aposentadoria rural ou pelo Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), que pagam um salário mínimo para ex-trabalhadores rurais, idosos e deficientes.

"Mas eu trabalho! O que o cara miserável do Nordeste fez pra merecer dinheiro???"

O que o cara miserável do Nordeste fez foi, simplesmente, nascer. Nascer e ser um ser humano que vive sob uma constituição e sob a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que diz:

"Artigo XXV
1. Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis"

Reconhecimento Internacional

- Prêmio por Desempenho Extraordinário em Seguridade Social pelo ISSA (Associação Internacional de Seguridade Social) em Doha, Catar (A ISSA foi fundada na Suíça, em 1927, e é reconhecida por 157 países e 330 ONGs)

- Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social

- Por três anos consecutivos, o Brasil ficou em primeiro lugar do mundo no combate à fome e pobreza, de acordo com a ONG ActionAid (fundada no Reino Unido em 1972)

- Lula ganhou o prêmio World Food Prize devido ao Bolsa Família

- O Banco Mundial inaugurou, em 2005, o "Bolsa Familia Project" para colaborar com o Bolsa Família. O responsável pelo programa, Bénédicte de la Brière, disse
"Às vezes, alguns adultos trabalham mais porque têm essa garantia de renda básica que permite assumir um pouco mais de riscos em suas ocupações".

- Segundo o Banco Mundial, que apóia o programa, o Bolsa Família é uma forma de investimento em capital humano:
"Transferências condicionais de renda fornecem dinheiro diretamente aos pobres, via um "contrato social" com os beneficiários - por exemplo, manter as crianças na escola, ou levá-las com regularidade a centros de saúde. Para os extremamente pobres esse dinheiro provê uma ajuda de emergência, enquanto as condicionalidades promovem o investimento de longo prazo no capital humano".

- A revista britânica Lancet publicou, em julho de 2013, um estudo que relaciona de forma conclusiva o Bolsa Família com a queda da mortalidade infantil. Dados de quase 3000 municípios brasileiros foram utilizados, no período entre 2004 e 2009. A Lancet é a mais tradicional publicação científica na área de saúde do planeta – existe desde 1823. Nas cidades em que o programa tem alta cobertura, a queda geral na mortalidade infantil foi de 19,4%. Cruzando o Bolsa Família com causas específicas de morte, o impacto é ainda maior: queda de 65% nas mortes por desnutrição e 53% nas mortes por diarreia. A íntegra está aqui.

- O governo japonês estuda criar uma espécie de Bolsa Família, com o intuito de estimular a economia do país. A medida pagará 10.000 ienes, cerca de R$ 227 para famílias de baixa renda.

- Segundo representante do Programa das ONU para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil, Jorge Chediek,
“O Bolsa família é considerado um dos melhores programas de transferência de renda condicionada do mundo e se tornou um exemplo copiado por muitos países, que se basearam na experiência brasileira”.

Conclusão

O Bolsa Família, portanto, salva vidas. Não é uma solução permanente. É uma operação de emergência, necessária hoje. Sua missão fundamental é salvar vidas em perigo, vidas que enfrentam uma calamidade permanente - a miséria nacional, desastre que de natural não tem nada.

Mais informações:
Facebook do Bolsa Família
Explicando o Bolsa Família para Ney Matogrosso

Fontes:
Pragmatismo Político
Papo de Homem
Viomundo
mds.gov.br
Folha de S.Paulo
Economia.estadao
Bolsafamilia.datasus.gov.br
Caixa
Wikipedia
InfoMoney
Brasil.gov.br


O Melhor Dia das Mães

Ontem foi Dia das Mães. Logo de madrugada, eu a Marina e meu pai fomos dar os presentes (11h da manhã é madrugada num domingo).

À tarde fomos pra casa da minha vó almoçar. Ela tinha feito arroz à grega, cação e maionese. Estava tudo muito bom! E depois teve pêssego em calda de sobremesa.


Voltando de lá, nós estávamos na Imigrantes, quando a Marina deu a ideia meio zoando "A gente podia ir pra praia né?"

Ainda eram umas 16h então ainda estava fazendo sol. E ficou todo mundo com aquela vontade no ar, pensando "Ah, mas podia mesmo né?"

Só meu pai que nao tava muito afim. Mas quando a gente estava passando perto da saída pra ir pra casa, ele passou reto! Uhul!!


Fomos pra Santos, que é pertinho e ficamos num barzinho na praia, onde a minha mãe e a Marina tomaram uma caipirinha e eu e meu pai, um guaraná. Depois fomos para uma padaria, onde eu comi um sorvete, meus pais e a Marina bombas de chocolate.

Aí já estava escuro e voltamos pra casa! Foi o melhor Dia das Mães de todos!!
(até agora)

sexta-feira, 9 de maio de 2014

O Trabalho Mais Difícil do Mundo



O trabalho mais difícil do mundo!

Uma empresa anunciou uma vaga de emprego falsa em um site e realizou entrevistas por webcam.

O nome da função é "Direção de operações"

As exigências são:
- mobilidade
- trabalhar de pé o tempo inteiro
- 24 horas por dia, 7 dias por semana
- sem descanso
- só poder almoçar quando os associados já tiverem almoçado
- excelência em negociação e comunicação
- graduação em medicina
- graduação em finanças
- graduação em artes
- às vezes passar a noite com os associados sem poder dormir
- trabalhar em um ambiente caótico
- desistir da vida social
- sem férias e feriado
- estar sempre feliz e com disposição
- sem receber absolutamente nenhum salário


Feliz dia das Mães!!

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Viral

Viral é uma minissérie em quatro partes produzida pelo grupo de comédia "Porta dos Fundos". Ela conta a história do protagonista Beto, que precisa visitar suas últimas parceiras para contar que tem AIDS e para avisá-las que elas também podem estar com o vírus HIV.

Em parceria com Rei do Mate, Carcará Filmes, Naymar, Unaids e Atitude Abril-aids, o objetivo da produção é acabar com o preconceito e com a ignorância das pessoas sobre o assunto.


Para não cometer erros, a equipe fez uma longa pesquisa e procurou especialistas na doença. “Consultei uma médica, que leu os textos e os aprovou, disse que não viu nada de desrespeitoso”, conta Porchat.