Minha mãe me mostrou uma matéria da revista Exame e eu achei válido compartilhar aqui com vocês, porque tem umas dicas boas. Fiz um resumo pra quem tiver preguiça de ler, mas eu recomendo muito ler o texto oringinal.
10 erros financeiros que você precisa eliminar antes dos 30
Alguns erros financeiros que passam despercebidos aos 20 e poucos anos, podem ser destrutivos depois dos 30.
Se aos 20 é possível se dar ao luxo de cometer alguns deslizes, enquanto os filhos não chegam, e você não tem prestações de um imóvel para pagar, aos 30 as responsabilidades passam a bater na porta com mais frequência e você precisa se prepara.
Veja alguns erros que você deve parar de cometer desde já para chegar aos 30 sem passar por sufocos.
1 - Não controlar o orçamento
Controle o orçamento - Planilhas, ganhos, gastos, etc. Pra fazer sobrar alguma coisa significativa no fim do mês para poder guardar
2 - Abusar do cartão de crédito
Não abuse do cartão de crédito. Não é legal se afogar em dívidas
3 - Esquecer da aposentadoria
Invista na aposentadoria. Pode parecer besteira hoje, mas vai ser muito importante no futuro.
4 - Contar com o apoio financeiro dos pais
Não conte com o apoio dos pais com muita frequência. Em emergências tudo bem, mas seja o mais independente possível.
5 - Investir somente em poupança
Invista em rendimentos melhores do que a poupança, como o Tesouro Selic
6 - Não ter uma reserva de emergência
Mantenha uma reserva para emergências (gastos médicos, manutenção da casa/carro/moto, uma oportunidade única de viagem). Se você não tem muito dinheiro sobrando, comece aos poucos, com 1% da sua renda e amplie esse percentual para 2% no mês seguinte, 3% no outro e assim por diante.
7 - Deixar para os pais os gastos com seguros e planos de saúde
Não deixe seus pais responsáveis por seguros e planos de saúde. Enquanto você não tiver condições e não entender muito do assunto, tudo bem, mas tente pegar essas responsabilidades o mais rápido possível.
8 - Descuidar da saúde
Cuide bem da sua saúde. Coma bem, faça exercícios, durma direito. E veja como fazer essas coisas em livros e revistas científicas, não no facebook
9 - Não ter autonomia
Tente ter autonomia. Dispense o conforto do carro dos pais, da comida pronta todo dia, lave suas roupas e louças. Saia de baixo da asa deles para entender qualé que é a desse mundão.
10 - Pensar apenas no curto prazo
Pense a longo prazo. Todos os erros acima são ligados a um comportamento comum: priorizar o curto prazo em detrimento do longo prazo. Para ajudar a manter uma linha de evolução junto com os grandes planos para a vida, comece planos que te ajudem a pensar em resultados de longo prazo, como uma dieta, um curso, um esporte, coisa assim.
Veja aqui uma lista de 15 planilhas, aplicativos e livros para ajudar com seu orçamento.
Parabéns!
ResponderExcluir