sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Arandu Arakuaa

Ontem eu estava em casa quando ouvi uma música de tambores tribais meio indígena vindo do ateliê... Fui ver o que a dona Agnes estava aprontando. Cheguei lá sem camisa, de cabelo solto cobrindo a cara fazendo uma dança tribal com chocalhos imaginários (do jeito mais estereotipado possível).

De repente a música virou um heavy metal e eu fiquei sem entender nada.


Era a banda Arandu Arakuaa. Uma banda brasileira de folk metal. Tudo bem, nós já conhecemos folk metal, são aquelas músicas que misturam metal com músicas tradicionais de culturas antigas da região. Mas nós estamos acostumados com folk metal europeu, que se mistura com músicas celtas, vikings e essas coisas.


Mas o Arandu Arakuaa é brasileiro. E suas letras são nos idiomas indígenas Tupi, Xerente e Xavante. E eu confesso que ver uma música brasileira cantada em tupi me deixou emocionado. Mesmo sem entender absolutamente nada. Huahuaha...


A banda é composta por Nájila Cristina (Vocais/Maracá), Saulo Lucena (Contrabaixo/Vocais de Apoio/Maracá), Adriano Ferreira (Bateria/Percussão) e Zândhio Aquino (Guitarra/Viola Caipira/Vocais/Teclado/Maracá), que foi quem deu início à banda em 2008, quando começou a escrever músicas em tupi antigo.

E o uso da viola caipira nas músicas realça ainda mais a brasilidade da banda. Zândhio usa uma guitarra viola, instrumento que ele mesmo criou.

Aqui alguns clipes deles. O último tem a letra da música, tente acompanhar!







Um comentário:

  1. Buena info, gracias por compartirla ... Aguante el Folk metal :)

    ResponderExcluir