sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

1 mês sem postagem

Eu tenho um compromisso comigo mesmo de não ficar mais de 1 mês sem postar nada aqui no blog. Por coincidência, vim olhar e este dia é hoje!

Então vou postar sobre uma conversa que estava tendo com a Marina, o Alê e a Camila.

Talvez se eu fosse ficar pensando em como escrever sobre isso, não escreveria nunca, então acho que essa pressa de hoje vai me ajudar.

Pra começar o assunto da conversa, você aí que está lendo, imagine uma pessoa. A pessoa mais padrão genérica e normal possível pra ser protagonista de uma história. Há uma grande chance de você ter pensado em um homem branco (e provavelmente heterossexual).

Esse assunto sobre o qual nós estávamos conversando era Representatividade. E como isso é importante. O exemplo acima já mostra o que é a "pessoa padrão" para a sociedade. A conversa começou pois falávamos sobre um post de facebook relacionado a Apropriação Cultural e sobre como abordar este tipo de assunto sem ser chato, mala e em tom de bronca.

E 2015 foi um ano muito bom nesse sentido. Tivemos Mad Max com uma protagonista mulher foda, independente e os caraio e que passava pelo "Bachdel Test". E também tivemos Star Wars, que eu ainda nem assisti, mas já acho foda pelo fato de ter como protagonistas um negro e uma mulher (e quiçá um piloto gay no Ep. VIII).


O Brachdel Test é um teste muito simples que serve como medidor para saber se um filme é machista ou não:

1) Um filme deve ter duas ou mais mulheres nele, e elas tem que ter nomes.
2) Essas mulheres têm que conversar uma com a outra.
3) E conversar coisas que não sejam homens.

Se você prestar atenção, são pouquíssimos os filmes que passam pelos três itens. Claro que existem muitos outros fatores, mas o teste é um bom parâmetro.

Enfim, eu não tinha muita coisa pra dizer, então quis falar sobre isso... Acho que os comentários no facebook podem enriquecer o assunto.


2 comentários:

  1. Gosto bastante do Brachdel Test, e fiquei chocada quando percebi que 99% dos meus filmes favoritos na infância (Indiana Jones, 007...) foram reprovados no teste.
    Demorou muito pra eu conhecer protagonistas mulheres legais com as quais eu me identificava e que me inspiravam, como Lara Croft, Xena, Caçadora de Relíquias e atualmente Furiosa, Ray e Jéssica Jones (Já assistiu?) Por isso, representatividade importa sim! :D

    ResponderExcluir
  2. Legal! :) Adorei esses filmes! Alguém comentou comigo que a Furiosa se destaca demais no filme e fiquei: "oi?"

    ResponderExcluir