domingo, 22 de julho de 2012

DeLorean DMC-12

Hoje eu assisti De Volta Para o Futuro. E o carro que eles usam para viajar no tempo é o norte-irlandês DeLorean DMC-12. Como é um carro muito style e que eu até compraria no lugar de uma moto, vou fazer um post a respeito dele =)

A marca DeLorean Motor Company foi criada por John DeLorean em 1980. O DeLorean DMC-12 é um carro esportivo que foi produzido de 1981 a 1982. Era construído em aço inox, com um motor V6 de 2.8 litros, tração traseira e 170 cavalos de potência.





Em meados de 1982 a empresa começou a passar por graves problemas financeiros, pois o tempo de fabricação de um DMC-12 era longo por conta das peças fabricadas em inox e desenho muito sofisticados para a época. E isso gerou uma grande demora no retorno dos investimentos.

Foram produzidos cerca de 9.000 unidades do DeLorean. Sendo que 4 desses eram originalmente dourados. Feitos com ouro de 24 quilates. O motor era um V6 PRV, que foi fabricado pela Volvo, Renault e Peugeot.


Apesar do sucesso do carro por seu design inovador e alta performance, o retorno financeiro muito lento gerou a impaciência e posteriormente o abandono dos sócios-investidores da fábrica, justificado pela demora nos lucros.

Sozinho, já que os sócios o haviam abandonado, o fundador da DeLorean Motor Company, John DeLorean, tentou investir o próprio dinheiro na fábrica para continuar a produção. Supostamente, ele comandou um grande esquema e contrabandeou cocaína da Colômbia para a Irlanda para tentar injetar dinheiro na DMC. John foi descoberto, e depois desse grave escândalo, a empresa fechou, em 1983.


John DeLorean morreu em 2002. Os direitos do nome e de produção da DMC foram vendidos pela família a dois empresários norte-americanos que voltaram a produzir o DMC-12 exatamente com o mesmo projeto clássico dos anos 80 sem alterações. A fábrica atual, utiliza a mesma matéria-prima, o aço inox. O anúncio de que o DeLorean DMC-12 voltaria a ser fabricado nos Estados Unidos foi feito em 2008 e a produção foi iniciada em janeiro de 2009. A Notícia agradou os fãs de automóveis clássicos, e alcançou razoável sucesso com fãs da série De Volta para o Futuro.

A venda do novo DeLorean é feita exclusivamente pelo site do fabricante, e conta com inúmeras opções de customização, além da venda de DeLoreans originais usados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário