quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Gestos Antigos

Talvez você não saiba, mas muitas coisas que você fala e faz são tradições oriundas dos hábitos de outrora, principalmente militares, que foram se adaptando para o nosso tempo. Veja aqui algumas delas:

Bater continência
Na Idade Média, quando os cavaleiros se apresentavam a um superior, tinham que levantar a viseira do elmo para mostrar o rosto e se identificar. Com o tempo o elmo parou de ser usado, mas o gesto permaneceu, transformando-se no ato de bater continência.


Aperto de mão
Essa tradição veio de uma demonstração de confiança. Quando duas pessoas se encontravam (principalmente homens nobres), elas tinham que mostrar que não estavam armadas. Então davam as mãos e as chacoalhavam pra mostrar que não havia armas escondidas na manga.

Curvar-se diante de superiores
Esse hábito é muito mais comum no extremo oriente, mas tem a mesma origem do aperto de mão, mostrar que ambos estavam desarmados. Mas nesse caso, a demonstração de confiança é muito maior, pois ao se abaixar a pessoa fica indefesa no caso de um possível ataque. Existe uma lenda sobre esse gesto, que diz que no Japão o único profissional que não precisa se curvar diante do imperador é o professor, pois segundo eles, "em uma terra onde não há professores, não pode haver imperadores". Seria muito daora se fosse verdade, mas é só uma lenda.

Mostrar dois dedos

Você sabia que na Inglaterra, mostrar o dedo do meio junto com o indicador é uma ofensa? (Deve saber se já tiver assistido Bastardos Inglórios). A origem disso é da Guerra dos 100 Anos (1337 - 1453), mais precisamente, da Batalha de Azincourt, que aconteceu em 1415 entre 15 mil ingleses e 50 mil franceses. Os ingleses armados principalmente com o temido arco longo. Os franceses estavam confiantes e haviam jurado que após vencerem a batalha iriam raspar a barba e o cabelo dos soldados ingleses, e arrancar os dedos médio e indicador, que são usados para puxar a corda do arco. Mas no fim os ingleses levaram a melhor e o gesto de "Olha aqui meus dedos inteiros, seu merda!" se manteve até hoje.


A palavra "OK"
Na verdade a origem dessa expressão é meio controversa, mas a versão militar vem de "0 killed", código usado nos EUA durante a Guerra de Secessão. Quando as tropas voltavam para os alojamentos depois de um dia de batalha sem a morte de nenhum militar, era exposto um grande painel com os caracteres "0K". A expressão acabou virando sinônimo de "Tudo bem"

Dar um Selinho
A própria palavra já remete à sua origem. Na Idade Média, quando dois senhores feudais selavam um acordo de suserania e vassalagem, eles davam um "selinho".

Brindar
Antigamente o ato de brindar (com amigos e principalmente com possíveis inimigos) era muito mais brutal, pois tinha como objetivo espalhar a bebida de todo mundo no ar para que elas se misturassem. Assim, caso alguma delas estivesse envenenada, o veneno iria para todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário