domingo, 5 de agosto de 2012

Curiosity

A sonda Curiosity continua se aproximando de Marte, onde deve chegar nesta segunda-feira, quando os cientistas acreditam que o clima esteja bom para que o aparelho possa pousar no planeta vermelho, informou neste sábado a Nasa.

"Marte está cooperando e oferecendo um bom clima para a aterrissagem. A tempestade de poeira (que tinha estava acontecendo no Hemisfério Sul de Marte) está se transformando em apenas uma inofensiva nuvem de poeira", explicou em entrevista coletiva Ashwin Vasavada, um dos cientistas da Nasa que trabalha na missão.


A Curiosity deve tocar a superfície do planeta vermelho quando Marte se encontrar a cerca de 248 milhões de quilômetros da Terra, pondo fim a uma viagem de mais de 565 milhões de quilômetros.

Atualmente, a sonda viaja a uma velocidade de 12.800 quilômetros por hora, e quando atingir a órbita do planeta, deverá chegar a 21.200 km/h.

Quando entrar na atmosfera de Marte, cem vezes menos densa que a da Terra, começará uma complicada missão de aterrissagem, conhecida como os "sete minutos de terror".

O “terror” vem de um intervalo de comunicação que acontece entre a Terra e Marte, que vai fazer com que o Curiosity tenha que pousar completamente sozinho, sem a ajuda do controle de missão, apenas seguindo as 500 mil linhas de código de computador que os engenheiros da Nasa programaram para dirigir todos os movimentos do jipe. Eles só saberão se tudo deu certo no fim das manobras.

A Curiosity, lançada em 26 de novembro de 2011, terá uma missão de dois anos em Marte e seu objetivo é descobrir se o planeta já foi capaz de abrigar formas de vida.

O jipe-robô, que tem um o tamanho de um carro pequeno, vai passar dois anos pesquisando se Marte já teve algum dia os elementos necessários à vida. Missões anteriores já encontraram gelo e sinais de fluxo de água. O Curiosity vai perfurar o solo marciano, em busca de carbono e outros elementos químicos e fazer fotografias de Marte.


Ao custo de US$ 2,5 bilhões, é a missão mais sofisticada e cara que a agência espacial dos Estados Unidos já mandou a Marte, um planeta com um histórico hostil a espaçonaves terráqueas.

Por causa de seu tamanho e peso (900 quilos), o Curiosity não pode pousar como seus antecessores menores, o Spirit e o Opportunity (que ainda está ativo). Eles se valeram da fricção com atmosfera marciana e air bags para descer a salvo, mas desta vez a Nasa está testando uma nova estratégia.

Ela se assemelha ao modo como helicópteros desembarcam grandes cargas, por um cabo. Qual o grau de dificuldade disso? “Acima de dez,” afirma Adam Steltzner, um engenheiro do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, que gerencia a missão. “Será um grande avanço tecnológico se isso funcionar. É uma aposta arriscada”, disse o analista de política espacial da American University Howard McCurdy.

Após uma viagem de oito meses e meio, por 566 milhões de quilômetros, será assim que o Curiosity vai pousar:

- Dez minutos antes de entrar na atmosfera marciana, o Curiosity se separará da cápsula que o levou a Marte;
- Seu escudo protetor se abre e o Curiosity vai entrar a 21 mil quilômetros por hora, desacelerando com uma série de curvas em S;
- Quando estiver a uma altitude de 11 quilômetros e a 1400 quilômetros por hora, seu paraquedas se abrirá;
- Seu escudo será descartado e o radar se ligará, para pesquisar o local de pouso. Nesse ponto, estará a 8 quilômetros de altitude e a 450 quilômetros por hora;
- Uma câmera de vídeo a bordo do Curiosity começará a gravar a descida;
- A 1,6 quilômetro de altitude, o paraquedas será descartado;
- O Curiosity continua, nesse ponto, ligado a um pequeno foguete, que será usado para desacelerá-lo a menos de 3,2 quilômetros por hora;
- Doze segundos antes do pouso, cabos de nylon soltarão e baixarão o Curiosity. Quando suas seis rodas tocarem o chão, o jipe cortará os cabos. Os foguetes também serão descartados e voarão para longe.


Mas mesmo que essa coreografia complicada vá de acordo com o programado, uma tempestade de areia ou uma rajada de vento repentina podem prejudicar o pouso.

O local de pouso será a cratera Gale, perto do equador marciano. Cientistas sabem que a Gale já teve água, por imagens que revelam em camadas inferiores de solo sinais de argilas e sais de enxofre, que se formam na presença de água.


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Vlad, o empalador

Vlad III, Príncipe da Valáquia (atual Romênia), conhecido também como Vlad, o Empalador. Ou ainda por Drácula. Sim, meninos e meninas, o Drácula realmente existiu.


Vlad III Dracula recebeu esse sobrenome que significa "filho do dragão" em referência a seu pai, Vlad II Dracul, que recebeu este apelido após ter se juntado à Ordem do Dragão.


Vlad nasceu em 1431 na Transilvânia. Seu treinamento foi o típico dado a um Cavaleiro Cristão sobre guerra e paz. O pequeno Vlad cresceu em meio as guerras entre os otomanos da Turquia e João Corvino, da Hungria. E viu muitas traições e tomadas de trono (por assassinato, é claro) envolvendo sua família, principalmente seu pai.


Em 1448 Dracula conseguiu assumir o trono valaquiano com o apoio turco. Porém, em dois meses Corvino forçou Dracula a entregar o trono e fugir. Dracula permaneceu em exílio na Moldavia, até fugir para a Transilvânia e buscar proteção com o inimigo da sua família, Corvino. Dracula permaneceu na Transilvânia até 1456 esperando por uma oportunidade de retomar Valáquia de seu rival.

Em 1456 Corvino invadiu a Sérvia turca enquanto Dracula simultaneamente invadiu a Valáquia. Corvino foi morto em combate e seu exército vencido. Enquanto isso, Dracula retomou o trono da Valáquia. Mas a derrota de Corvino enfraqueceu sua proteção. Por um tempo Dracula foi forçado a apoiar os Turcos enquanto solidificava sua posição.

O reinado principal de Dracula se estendeu de 1456 a 1462. A maior parte das atrocidades associadas ao nome de Dracula tomaram lugar durantes esses anos.


Só na noite de 24 de Agosto de 1460, Vlad, O Empalador, matou 20 mil pessoas, entre elas, mulheres, velhos e crianças de formas totalmente brutais, antes de matar sua vítima, ele a torturava enfiando uma estaca no corpo da vítima a ponto de não matar, só causar dor, amarrava os membros em cavalos, e puxava, sem matar ainda, por fim, como golpe de misericórdia, ele enfiava uma lança no abdómen do alvo, levantava-o e deixava fincado no campo de batalha.

Foi durante esse tempo que ele lançou seu próprio ataque contra os Turcos. Suas habilidades como guerreiro e sua bem conhecida crueldade fizeram dele um inimigo temido. Entretanto, ele recebeu pouco apoio do seu senhor feudal, Matias Corvino, Rei da Hungria (filho de João Corvino) e os recursos valaquianos eram muito limitados para alcançar algum sucesso contra o conquistador da Constantinopla.

Os Turcos finalmente foram bem sucedidos em forçar Dracula a fugir para a Transilvânia em 1462. A esposa de Dracula cometeu suicídio pulando de uma torre do castelo ao invés de se render aos Turcos. Dracula fugiu pelas montanhas à Transilvânia e apelou para Matias Corvino por ajuda. Mas ao invés de ajudá-lo, o rei prendeu Dracula e o aprisionou numa torre por 12 anos.


Durante sua prisão, Dracula não desistiu de seu passa-tempo preferido: ele costumava capturar pássaros e camundongos que ele torturava e mutilava - alguns eram decapitados, esfolados e soltos, e muitos eram empalados em pequenas lanças.

Segundo uma lenda de Vlad III, ele foi conhecido por melhorar as condições do reino através de atos hediondos, conseguiu reduzir os furtos através de grande repressão e medo, teria também conseguido acabar com a pobreza em 1 dia, onde ele convidou todos os pobres do reino para um jantar em seu palácio e ao chegarem foram trancados em um recinto onde Vlad ateou fogo.

Draculea foi morto em batalha contra os turcos perto da pequena cidade de Bucareste em dezembro de 1476.

domingo, 29 de julho de 2012

Comprei meu capacete!

Ontem eu fiquei com o coração partido. Quando eu estava quase chegando, descobri que ela já pertencia a alguém.

Ontem eu fui com o Lamon ver uma moto pra comprar. Pelo anúncio parecia ótima, talvez eu até já saísse da loja com ela. Mas quando estávamos chegando na loja eu liguei pro cara pq não estávamos achando o número, e ele disse que já tinham comprado.

Então, saindo de lá fomos na General Osório comprar as parada que tem q comprar de segurança. Comprei uma corrente pra travar a roda e um capacete! =D

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Capacetes

Como todos nós sabemos, segurança é indispensável para se pilotar moto. Jaqueta, calça, botas, luvas, mas principalmente capacete. Afinal, você vai sobreviver a arranhões, ralados e até ossos quebrados. Mas uma cabeçada no asfalto a 80 km/h provavelmente será fatal.

Isso me lembrou uma história, que eu não sei nem se é verdadeira. Ele estava de moto voltando pra casa à noite, quando uma moto parou do seu lado com dois maninhos. Quando viu que o cara ia puxar uma arma pra assaltá-lo, começou fugir.

Mas aí eles tavam alcançando e ele viu que os dois estavam sem capacete. Então quando emparelharam ele se jogou em cima dos dois. Os dois bateram a cabeça na guia e morreram.

Então capacete é importante. Menos pros bandidos. Se tiver algum bandido lendo isso aqui, não use capacete e pilote sem camisa.

Enfim, amanhã vou dar uma olhada numa moto que encontrei no webmotors. Vou com o Lamon e depois vamos na General Osório pra eu comprar capacete e bota.

Eu queria um capacete que fosse preto, com a parte do queixo abrível.


Mas aí fui pesquisar e encontrei uns modelos muito legais. Então acho que vou ter que dar uma personalizada no meu.


terça-feira, 24 de julho de 2012

Brave (Valente)

Acabei de assistir Brave. Filmão. Eu esperava por esse filme desde que a Ludmila me mostrou o trailer há mais de um ano.


Sinopse do filme:
Desde os tempos ancestrais, histórias de batalhas épicas e lendas míticas passaram de geração para geração nas montanhosas e misteriosas Terras Altas da Escócia. Em “Brave”, uma nova história junta-se às existentes lendas quando a corajosa Merida enfrenta a tradição, o destino e as mais perigosas criaturas. Merida é uma habilidosa arqueira e a impetuosa filha do Rei Fergus e da Rainha Elinor . Determinada a trilhar o seu próprio destino, Merida desafia um costume ancestral, sagrado para os poderosos senhores da terra: o intenso Lord MacGuffin, o arrogante Lord Macintosh e o irritante Lord Dingwall. As ações de Merida lançam inadvertidamente o caos e a fúria no reino, e quando ela recorre a uma velha e excêntrica Bruxa a ajuda vem em forma de maldição. O perigo iminente força Merida a descobrir o significado da verdadeira coragem para que possa desfazer a terrível maldição antes que seja tarde demais.

Mas a lição mais importante é: Aceite e valorize seu lado selvagem.


domingo, 22 de julho de 2012

DeLorean DMC-12

Hoje eu assisti De Volta Para o Futuro. E o carro que eles usam para viajar no tempo é o norte-irlandês DeLorean DMC-12. Como é um carro muito style e que eu até compraria no lugar de uma moto, vou fazer um post a respeito dele =)

A marca DeLorean Motor Company foi criada por John DeLorean em 1980. O DeLorean DMC-12 é um carro esportivo que foi produzido de 1981 a 1982. Era construído em aço inox, com um motor V6 de 2.8 litros, tração traseira e 170 cavalos de potência.





Em meados de 1982 a empresa começou a passar por graves problemas financeiros, pois o tempo de fabricação de um DMC-12 era longo por conta das peças fabricadas em inox e desenho muito sofisticados para a época. E isso gerou uma grande demora no retorno dos investimentos.

Foram produzidos cerca de 9.000 unidades do DeLorean. Sendo que 4 desses eram originalmente dourados. Feitos com ouro de 24 quilates. O motor era um V6 PRV, que foi fabricado pela Volvo, Renault e Peugeot.


Apesar do sucesso do carro por seu design inovador e alta performance, o retorno financeiro muito lento gerou a impaciência e posteriormente o abandono dos sócios-investidores da fábrica, justificado pela demora nos lucros.

Sozinho, já que os sócios o haviam abandonado, o fundador da DeLorean Motor Company, John DeLorean, tentou investir o próprio dinheiro na fábrica para continuar a produção. Supostamente, ele comandou um grande esquema e contrabandeou cocaína da Colômbia para a Irlanda para tentar injetar dinheiro na DMC. John foi descoberto, e depois desse grave escândalo, a empresa fechou, em 1983.


John DeLorean morreu em 2002. Os direitos do nome e de produção da DMC foram vendidos pela família a dois empresários norte-americanos que voltaram a produzir o DMC-12 exatamente com o mesmo projeto clássico dos anos 80 sem alterações. A fábrica atual, utiliza a mesma matéria-prima, o aço inox. O anúncio de que o DeLorean DMC-12 voltaria a ser fabricado nos Estados Unidos foi feito em 2008 e a produção foi iniciada em janeiro de 2009. A Notícia agradou os fãs de automóveis clássicos, e alcançou razoável sucesso com fãs da série De Volta para o Futuro.

A venda do novo DeLorean é feita exclusivamente pelo site do fabricante, e conta com inúmeras opções de customização, além da venda de DeLoreans originais usados.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Carteira de moto

Aeee! Finalmente, depois de alguns meses de dinheiro economizado arduamente e gasto com peso no coração, consegui tirar minha carta de moto.


Foram 15 aulas. Que deveriam ter terminado em maio, mas por chuva e (des)compromissos meus e da auto-escola, só consegui terminar em junho.

Os caras da auto-escola falaram "Tem que estar aqui às 7:00 no dia da prova. Não pode atrasar". Então, no dia da prova, eu acordei às 6:00, mas estava chovendo. E esses cornos se recusam a atender o telefone antes das 7:00. Aí fiquei pronto pra sair e quando finalmente atenderam disseram que ia ter prova sim, mesmo com chuva. Porque se o aluno cair na aula é responsabilidade da auto-escola, mas o Detran não tem nada com isso.Cheguei bem a tempo de assinar o negócio, pegar um papel e entrar no ônibus pra ir pra prova.

Chegando lá na praça que rolava a prova nós pegamos uma fila pra entregar o papelzinho junto com RG. Aí pegamos uma fila pra pegar de volta o RG. Aí pegamos uma fila pra pegar outra fila. E aí ficamos esperando o cara chamar o nome pra fazer a prova.

O percurso era assim:




E o cara que reprovava fazendo um gesto de decapitação com a mão era assim:



No finalzinho, um pouco antes de devolver a moto pro instrutor, eu dei um micro-toquinho com o pé no chão. Meu instrutor disse:

- Você ta fazendo na raça, né? - (entenda-se sem pagar ¬¬)
- To.
- Então tomara que ele não tenha visto isso ae. Mas quase certeza que não.

Esses dias eu liguei pra perguntar se tinha chegado e fui buscar =D

Agora só falta comprar a moto. Que será uma Virago 250 da Yamaha.