sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O anonimato na internet



Hoje eu tive uma conversa sobre isso quando saí pra jantar com o pessoal do Teatro em Inglês. A conversa começou por que foi comentado sobre as novas regras do colégio Santa Maria. Basicamente, você pode ser expulso por faltas. E teve um cara que fez um texto criticando isso, mas pelo que eu fiquei sabendo tava mal-feito pq ele só tava xingando a escola e os professores e não apresentou argumentos realmente consistentes.

Só que esse texto foi feito em anonimato e veio aquela questão do "po, vc reclama e não tem coragem de se revelar?". Cara, estudando numa escola em que podem te expulsar por falta e que já teve gente expulsa por xingar professor no orkut, eu tbm não me identificaria.

Isso na escola, mas e fora dela? Você escreve alguma coisa num forum público que qualquer um pode ler. Por exemplo, o cara trabalha num lugar que atende pessoas e sabe que eles fazem um monte de bosta lá dentro e tem trambique bagarái. Se alguém da empresa visse, ele tava ferrado.

Ou o cara do Wikileaks. As empresas de cartão de crédito bloquearam doações pra ele continuar o site. Pra quem não sabe, Wikileaks é um site onde um cara ae (não lembro o nome) divulgava vários documentos dos governos mostrando as merdas que eles fazem. Um grupo de hackers entitulado Anonymous invadiu o site da Mastercard e o tirou do ar. Sem ninguém sair de casa nem se revelar.

Fora isso, tem a questão da privacidade. As pessoas falam no twitter, facebook, orkut que tão saindo de casa e indo no Mc da Sócrates com sei lá quem. Cara, isso é o sonhos dos stalkers, sequestradores e psicopatas. Não que a gente não deva ter redes sociais, mas tem msn pra combinar as coisas.

Além disso, o que seria do formspring sem a opção de anonimato?

Nenhum comentário:

Postar um comentário