segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Máfia

Para quem não sabe, Máfia é um jogo para se jogar em grupo. Pessoas ficam sentadas em círculo e o jogo se desenrola na base da conversa. É um jogo que tem que ter umas 10 pessoas pra ficar legal... Aí as funções são divididas: Precisa ter uma pessoa que vai ser Deus. Que é tipo o juiz. Além de Deus, tem: 2 assassinos, 1 psicopata, 1 xerife, 1 anjo e 1 louco. Todos os outros são vítimas.

O roleplay (historinha dentro do jogo) é de uma cidade de interior/faroeste, onde acontecem assassinatos. Se todos do mal morrerem, o bem ganha e se todos do bem morrerem, o mal ganha. O objetivo do jogo é fazer seu lado ganhar.

Para começar, são distribuídos papeizinhos para sortear as funções. O jogo começa com a cidade dormindo, todos os jogadores de olhos fechados. Então Deus diz "Assassinos, acordem". Na primeira noite os assassinos vão saber quem é sua dupla e tbm escolhem entre si, alguém pra ser um xerife falso, que vai se manifestar pra confundir os outros jogadores. E também escolhem alguém pra matar (sem saber qual é a função da pessoa).

Depois Deus fala "Assassinos dormem". Então os assassinos voltam a fechar os olhos e Deus diz "Psicopata, acorda". O psicopata então escolhe alguém pra matar. Tudo deve ser feito apontando em silêncio e sem se agitar muito pras pessoas do lado não perceberem.

Depois vem o louco, que não tem função, serve só pro Deus poder saber quem ele é. Então só precisa chamar na peimeira noite. Em seguida vem o xerife, que tem que investigar alguém. Para isso ele aponta pra pessoa e Deus vai fazer com a mão um jóia ou um jóia pra baixo pra saber se a pessoa é do bem ou do mal. Se o xerife apontar para o louco, o sinal é para baixo.

Assassinos e psicopatas não matam uns aos outros durante a noite. Mesmo que coincidentemente apontem um para o outro. Por último vem o anjo. Ele escolhe alguém para salvar, que pode ser ele mesmo, mas não duas noites seguidas. Então se ele apontar para alguém que ia ser morto, a pessoa não morre.

Depois de tudo isso, Deus fala: "Cidade acorda". Então todos abrem os olhos e Deus fala "Fulano e Fulano morreram" ou "Ninguém morreu" ou "Só Fulano morreu".

Durante o dia os xerifes se manifestam e falam quem eles investigaram. O xerife verdadeiro vai falar a verdade e o falso vai inventar qualquer coisa. Aí tem umas manhas... Tipo, o xerife falso sempre vai falar "eu investiguei fulano e ele é do bem" pq se for alguém do bem, vai achar que ele é verdadeiro. E se for alguém do mal, já vai saber que ele é do mal.

Então todo mundo começa a discutir e tem que escolher alguém pra ser executado. Só depois que uma pessoa morre durante o dia, a noite cai de novo.

O louco é um personagem que não é nem do bem nem do mal. Ele joga sozinho e ganha se for morto durante o dia pela população enfurecida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário