segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Pripyat

Pripyat, pra quem não sabe, é uma cidade fantasma.

Ela fica no norte da Ucrânia, próxima à central nuclear de Chernobyl, onde aconteceu aquele acidente nuclear em 1986.

A cidade em si e os arredores não são seguros como lugar de habitação pelos próximos séculos. Os cientistas supõem que os elementos radioactivos mais perigosos precisarão de 900 anos para atingir níveis que permitam ao ser humano voltar a habitar a zona.

O Alê me perguntou como eles fizeram pra tirar as fotos se é um ambiente tão hostil. Eu tenho uma explicação que pode ser totalmente bullshit, mas que é baseada em quando velhinhos se ofereceram como voluntários pra ir resolver as merdas que aconteceram na usina nuclear de Fukushima no Japão no ano passado. Se vc não soube disso, leia a notícia aqui.

Não dá pra morar e ter família lá pq bebês e crianças que estão crescendo e produzindo muitas células têm muita chance de desenvolver câncer ou tentáculos por causa da radiação. Mas adultos e velhos já tem o metabolismo mais lento então esse risco é menor. Então ir lá e ficar duas horas tirando fotos não tem problema.







Tem até um jogo de computador chamado Stalker - Call of Pripyat, que se passa em Pripyat. E esse jogo é feito por uma empresa ucraniana, a GSC Game World.






Um comentário:

  1. A Zona de Alienação é uma zona que não pode ser habitada mas que não tem problemas em ser visitada se as visitas não demorarem muito... na verdade existe até uma espécie de 'turismo nuclear'...

    ResponderExcluir