quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Islândia

Islândia, um país muito tr00. Seu nome em inglês significa "A terra do gelo". Não existe nada mais viking nórdico tr00 das montanhas geladas do Norte das lendárias terras sagradas de Odin.


É um lugar onde pessoas vivem em casas de pedra cravadas nas montanhas e onde os pratos típicos são carne de tubarão e uma cabeça de ovelha decepada.



Este pequeno país tem cerca de 300 mil habitantes e recentemente passou por um processo político-social muito interessante.

Após ser um dos primeiros países a quebrar com a crise financeira de 2008, o presidente da República submeteu a plebiscito propostas de ajuda estatal a bancos falidos. O ex-primeiro-ministro grego George Papandreou foi posto para fora do governo quando aventou uma ideia semelhante. O povo islandês, por outro lado, disse claramente que não pagaria nenhuma dívida de bancos.

Mais do que isso, os executivos dos bancos foram presos e o primeiro-ministro que governava o país à época da crise foi julgado e condenado. Algo muito diferente do resto da Europa, onde os executivos que quebraram a economia mundial saíram de férias com os milhões que tinham no próprio bolso ou vindos diretamente das ajudas estatais.

Como se não bastasse, o povo da Islândia resolveu escrever uma nova Constituição. Ela foi escrita por 25 pessoas comuns e  não por políticos ou juízes. Durante sua redação, qualquer pessoa podia acompanhar o processo pela internet e opinar pelas mídias sociais. Ela foi aprovada entre os dias 20 e 21 de outubro de 2012.
 

O resultado foi uma Constituição que estatiza todos os recursos naturais, impede o Estado de ter documentos secretos e cria as bases de uma democracia direta, na qual, se 10% da população quiser uma mudança na lei, ela é levada a plebiscito.

E o objetivo da nova Constituição é muito claro: "Nós, o povo da Islândia, queremos criar uma sociedade justa que ofereça as mesmas oportunidades a todos. Nossas diferentes origens são uma riqueza comum e, juntos, somos responsáveis pela herança de gerações".


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário