quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

São Nicolau

A figura do Papai Noel, o bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximos às chaminés das casas, onde essas pessoas ficavam pra se esquentar nas noites frias do inverno europeu.

Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres de aparições de presentes e dinheiro atribuídos a ele.


Outra origem do hábito de dar presentes é que no Ano Novo, os romanos, além de decorar suas casas com luzes e folhas de plantas, distribuíam presentes às crianças e aos pobres, em um clima que hoje seria chamado de natalino.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos e no Canadá ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel, em Portugal de Pai Natal, na Rússia, é chamado Grandfather Frost ou Baboushka, na Suécia é Jultomten, na Holanda, Kerstman, na Finlândia, Joulupukki.

Em países como Porto Rico, as crianças recebem presentes no dia 6 de janeiro. E não do Papai Noel, mas dos Três Reis Magos (Melchior, Gaspar e Baltazar).

Fonte: http://www.clerioborges.com.br/origemdonatal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário