terça-feira, 23 de julho de 2013

They've achieved something we couldn't

Esses dias eu li uma notícia muito daora!! Existe um jogo já antigo (foi lançado em 1999) chamado Quake 3 Arena. Nesse jogo os BOTs (jogadores do computador) analisam o padrão das táticas dos oponentes, juntam as informações e passam a jogar da maneira mais eficiente. Eles calculavam as táticas do usuário para surpreendê-lo, escolhendo as ações que funcionavam e descantando as que não eram efetivas.

A notícia que eu vi era de um cara que, em 2007, criou um servidor com 16 BOTs e colocou eles pra jogar uns contra os outros pra testar como eles se comportariam depois de muitas rodadas de guerra. Mas ele esqueceu e deixou o servidor lá rolando por quatro anos, até reabrir novamente em 2011.


O que ele encontrou quando abriu o jogo pra olhar como estava, foi todos os BOTs parados. Segundo a descrição dele, era como se eles estivessem "esperando por alguma razão ou salvação".

Ele foi checar os arquivos do jogo no computador e viu que cada BOT recolheu 512 MB de informações, totalizando 8 GB de táticas. O que significa que ao longo desses quatro anos os BOTs ficaram lutando e chegaram à conclusão de que a paz é o melhor resultado para todos.

Mesmo mudando de mapa, os BOTs ficaram parados. Curioso com o que via, o jogador disparou sua arma, e a paz chegou ao fim. Assim que o disparo foi feito todos eles correram para arma mais próxima, mataram o jogador e o servidor caiu.

Aqui a conversa no 4chan em que o jogador contou sua história aos usuários:


They've achieved something we couldn't.

World peace.

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