quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Você acha que nossa geração presenciará uma terceira guerra mundial?

A Leticia me fez essa pergunta outro dia e eu decidi discorrer a respeito.

Eu acho que a humanidade de um modo geral já aprendeu que guerra é uma merda e que não vale a pena entrar em uma, devido aos altos custos que ela gera e ao grande prejuízo e crises econômicas pós guerra.

Apesar das ameaças da Coréia do Norte contra os EUA, todos nós sabemos que se a Coreia der qualquer vacilozinho, os ianques apertam aquele botão vermelho que fica numa caixinha de acrílico e tchau tchau seu ditador maluco.


Fora a Coréia do Norte, eu acho que não há nenhum outro foco de tensão no mundo que pudesse levar a uma guerra mundial. Mesmo a tensão entre Ucrânia e Rússia que começou nos últimos dias, após a destituição do presidente ucraniano, dificilmente alcançaria outros países. Exceto pelos Estados Unidos, que se acham o xerife do mundo, acho que ninguém mais iria se meter na briga.

Mas de qualquer jeito eu acho que a próxima guerra em escala global não vai envolver quase nenhum soldado e pouquíssimo poder de fogo. Eu acho que a próxima guerra será virtual. Roubar informações, derrubar servidores, essas coisa tudo. E não será entre países. As populações do mundo todo estarão se ajudando contra os governos e as grandes empresas.

E eu acho isso por três motivos principais:

Quando o governo dos EUA começou a falar de ACTA, SOPA e PIPA, leis que iriam limitar e censurar todo o conteúdo da internet, hackers do mundo todo se mobilizaram para derrubar servidores e tocar o terror pra fazer com que essas leis não entrassem em vigor.

As populações do mundo todo estão dando apoio às manifestações que estão acontecendo no Brasil, na Venezuela e na Ucrânia. Enquanto os governos apoiam a opressão.

Em muitos países, a população pedia que o governo acolhesse Edward Snowden e Julian Assange, que vazaram informações secretas dos EUA e de vários figurões do mundo todo.


Enfim, sobrevivemos à Era Nuclear e ao grande perigo da guerra que acabaria com a humanidade. A próxima guerra será digital.


Um comentário: