sexta-feira, 11 de abril de 2014

Síndrome de Cotard

A Síndrome de Cotard, também chamada de síndrome do zumbi, ou delírio de negação. É uma espécie de depressão extrema, na qual a pessoa acredita que já morreu e se tornou um cadáver ambulante, podendo até acreditar que seus órgãos internos estão apodrecendo e que vermes estão passeando pelo seu corpo. Às vezes negam sua própria existência ou que uma certa parte do seu corpo existe.

Apesar de estar certo de que está morto, o doente contraditoriamente aceita o fato de estar andando e falando.


Essa síndrome pode estar relacionada à Síndrome de Capgras, na qual uma pessoa acredita que um conhecido ou algum membro familiar próximo, foi substituído por um impostor idêntico.

Foi descrita pelo neurologista francês Jules Cotard em 1880. Há registros de pessoas que perdem fome, perdem vontade de fumar e ficam completamente apáticos. E exames já mostraram pessoas que tinham essa síndrome com atividade cerebral semelhante a alguém em coma, mas conseguindo andar e falar por aí.

Graham Harrison, um ex-encanador do Reino Unido, tentou se matar eletrocutado e fracassou. Quando acordou achou que não tinha mais cérebro e que era um zumbi. Ele foi diagnosticado com a síndrome e afirmava que não tinha mais olfato ou paladar, e nem via sentido em comer. Não sentia prazer em nada e começou a vagar em cemitérios como um zumbi.


Exames de imagem do cérebro mostraram algumas áreas estavam inativas no paciente, como de uma pessoa em estado vegetativo. Ele se livrou do delírio após anos de psicoterapia e remédios.

E um velho amigo nosso teve essa síndrome nos últimos anos de vida: Edgar Allan Poe.


Fontes:
Wikipédia
info
Maisbyte

Nenhum comentário:

Postar um comentário