Na atual situação do Brasil, não vai fazer nenhuma diferença.
Em relação de maturidade, como mostra esse desenho, eu sou a favor. Porque uma pessoa de 16 anos sabe muito bem o que ta fazendo.
Mas podem reduzir o quanto for e a única diferença vai ser que, ao invés de os bandidos levarem um moleque de 17 pra tomar toda a culpa, vão começar a levar um moleque de 15, de 13, de 11, de 9...
Então a princípio eu sou contra a redução da maioridade penal. Antes de pensar nisso, tem que se preocupar com educação e segurança para que ninguém recorra ao crime como modo de vida.
Investir em educação começa principalmente com aumento dos salários dos professores. Assim, eles não terão que se sacrificar e se desgastar dando aula pra mais de 1000 alunos e corrigindo mais de 2000 provas pra conseguir receber o mínimo. E com salários melhores, profissionais melhores disputarão os cargos, fazendo que os professores sejam os melhores.
Para melhorar a segurança, precisamos de investigação decente e projetos para diminuir a impunidade de quem comete crimes. E não abarrotar a cidade de policiais mal-pagos que se entregam à corrupção pra conseguir um dinheiro decente no fim do mês.
Além disso, haverá todo um desgaste e perda de tempo com plebiscito, com mudanças na constituição, no estatuto da criança e do adolescente etc... com algo que, neste momento, não vai trazer absolutamente nenhum resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário