sexta-feira, 6 de junho de 2014

Porque só protestar agora?

Muita gente questiona: Porque só se manifestar agora se a gente sabia desde de 2007 que a Copa ia ser aqui?

As gerações atuais se dividem em dois grandes grupos. Um dos que cresceram durante a ditadura militar aprendendo  a ter muito medo da polícia . E outro que foi criado e educado por essa geração. Então, nossa geração cresceu sem o hábito de fazer manifestações, apenas reclamando de toda a corrupção e falta de atenção e seriedade do governo em relação à população.

Mas entre junho e julho de 2013, alguma coisa aconteceu. Os preços das passagens de metrô e ônibus passaram de R$3,00 para R$ 3,20. E por algum motivo, aconteceram manifestações com centenas de milhares de pessoas. E com apoio de todas as classes sociais. A pressão contra o governo e contra a polícia fez com que eles voltassem atrás nos preços das passagens.

Com isso a população percebeu que fazer manifestações funciona. Não foram só os 20 centavos, mas o que isso representava! Representava a vitória de um povo desarmado e em desvantagem sobre um governo poderoso e armado. Depois do regresso do governo, a população percebeu que esse negócio de sair na rua funciona mesmo. E os governantes perceberam que se não pensarem em alguma coisa, o caos vai aumentar. Desde paralizar a cidade e bater recordes de congestionamento até destruir vidraças de bancos e afins.

Por isso só protestar agora. A gente demorou pra aprender que protesto funciona.

#Ogiganteacordou , mas se dividiu em dois. E metade foi trocar figurinha da Copa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário