segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Calendário Dekatrian

Segunda-feira, 17 de setembro
Ou
Segunda-feira, 7 Kaosian

Nosso calendário comum, que vai de Janeiro a Dezembro, é chamado de gregoriano. Ele é uma bagunça pq antigamente eram 10 meses, intercalando os que tinham 36 e 37 dias. Mas tudo isso mudou quando a nação do fogo atacou quando os imperadores Augusto e Julio Cesar resolveram juntar seus nomes aos dos deuses, criando os meses de julho e agosto. Para isso, tiraram uns dias dos outros meses, especialmente de fevereiro sem nenhum motivo aparente.

Desde então, vivemos nesse calendário onde SETEmbro, OUTUbro, NOVEmbro e DEZembro não são os meses 7,8,9 e 10. Calendário em que um mês "tem 4 semanas" mas na verdade só fevereiro tem (e nem sempre). Enfim, uma bagunça


Mas eis que surge, por ideia de Roberto Spinelli, o Pena, do Scicast, um novo modo de organizar os dias do ano, o Calendário Dekatrian.

Como funciona?

O ano é dividido em 13 meses de 28 dias, nomeados em ordem alfabética (não tem J pq em latim, o J e o I são a mesma letra). Mas essa conta dá 364 dias, então temos 1 dia chamado Achronian, ou seja, fora do tempo, que fica entre um ano e outro, mas sem pertencer a nenhum dos dois. É um dia para refletir sobre o ano que passou e celebrar o novo ano que chega (ou para encher a cara, como preferir). E nesta divisão, cada mês terá exatamente 4 semanas. Os meses são:

0 - Achronian (fora do tempo, dia zero) (equivalente ao dia 1 de Janeiro): Normalmente um dia utilizado como feriado, para a reflexão do ano que acabou de terminar e o ano que irá começar no dia seguinte. É um dia de transição entre passado e futuro para as pessoas.

1 - Auroran (equivalente do dia 2 de janeiro ao dia 29 de janeiro): O primeiro mês do ano tem esse nome pois simboliza a aurora da manhã, o começo de algo novo.

2 - Borean (equivalente do dia 30 de janeiro ao dia 26 de fevereiro): Esse mês é muito associado ao elemento do ar, e aos ventos.

3 - Coronian (equivalente do dia 27 de fevereiro ao dia 26 de março): Bastante associado ao elemento da água, e também uma homenagem aos seres que vivem submersos no oceano.

4 - Driadan (equivalente do dia 27 de março ao dia 23 de abril): Como o nome indica, esse mês é uma homenagem à natureza e aos seres da floresta.

5 - Electran (equivalente do dia 24 de abril ao dia 21 de maio): Associado à luz e seus efeitos benéficos.

6 - Faian (equivalente do dia 22 de maio ao dia 18 de junho): Mês lembrado por sua associação com as relações amorosas entre os indivíduos, considerado o mês do amor.

7 - Gaian (equivalente do dia 19 de junho ao dia 16 de julho): Associado ao elemento da terra, e à noção do que há de material no mundo, de que todos vivemos em um lugar só.

8 - Hermetian (equivalente do dia 17 de julho ao dia 13 de agosto): Associado aos estudos da magia e feitiçaria, e tudo mais o que disser respeito a esses assuntos.

9 - Irisian (equivalente do dia 14 de agosto ao dia 10 de setembro): Possui esse nome em homenagem às cores do espectro do arco-íris.

10 - Kaosian (equivalente do dia 11 de setembro ao dia 8 de outubro): Lembrado de forma conceitual como o princípio do vazio. Da origem do nada, e metáforas desse tipo.

11 - Lunan (equivalente do dia 9 de outubro ao dia 5 de novembro): Uma referência à lua e ao início da noite.

12 - Maian (equivalente do dia 6 de novembro ao dia 3 de dezembro): Simboliza a fertilidade, e é visto por muitos como uma boa época para se ter filhos ou engravidar.

13 - Nixian (equivalente do dia 4 de dezembro ao dia 31 de dezembro): O mês da noite, pois o ano está acabando.


Beleza, parece interessante, mas de que adianta usar o Dekatrian se o mundo todo ainda usa o Gregoriano?

Vamos lá: Se eu uso o Dekatrian, e se você usar também já somos 2. O Scicast está usando o Dekatrian, divulgando os lançamentos do Spin de Notícias diários em datas Dekatrians. Somos 3. Existe uma página no Facebook de adeptos. É um pouco chato ter que ficar convertendo datas para pessoas que não usam, mas quanto mais gente usar, menos complicado isso fica. Você pode fazer a conversão aqui.

O único argumento para se usar o calendário torto é a tradição. Mas já quebramos tradições muito enraizadas como a escravidão, a monarquia, a proibição do voto feminino, a falta de liberdade de expressão etc. Para ter mudança é necessário ter gente questionando, com vontade para mudar, para apoiar algo que acredita.

Restam algumas dúvidas ainda, por exemplo: Quando temos anos bissextos no calendário gregoriano, são dois dias achronians no calendário dekatrian?

E os feriados? Acho que bastaria adaptar o dia... Mas e os que são baseados no segundo domingo, como Dia das Mães, Páscoa etc?

E salários? Será que a distribuição seria
X.12/13 e no Nixian receberíamos o 14º ?
Mas aí o valor desse último salário seria um pouco menor

Ou então simplesmente distribui os 13 salários entre os 13 meses (já incluindo o 13º)

E o aluguel de imóveis, contas, mensalidades, etc... tbm teria que readaptar... Mas ainda é uma ideia que eu apoio totalmente!

O trabalho maior é converter para datas Gregorians, mas a culpa disso é da régua torta, não da régua certa, não é mesmo?

Edição feita em 2 Lunan (10 de outubro no calendário obsoleto):

Eu conversei com o próprio Pena pelo twitter, e ele ajudou a esclarecer algumas dúvidas.






Fontes:
Portal Deviante
Mundo Ravena

3 comentários:

  1. O calendário está sendo atualizado. O mês Hermetian agora se chamará Helian, salvo engano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aonde vcs conseguem acesso a esse calendário atualizado? abraços

      Excluir
    2. Cara, acredito que no Facebook. Se tu quiser, me chama no meu e-mail. Editei o template de uma pessoa para 2022. maleandro2006@gmail.com

      Excluir