O conceito moderno foi concebido pelo mitólogo norte-americano Joseph Campbell nos livros "O Herói de Mil Faces" e "A Jornada do Herói".
Essa jornada consiste em 12 passos que podem ser alterados, adaptados, corrompidos e até ignorados.
1 - O Mundo Comum
Este é o mundo do herói antes da aventura começar. Basicamente o “Era uma vez”.
Exmeplos: Bilbo em sua casa; Aladdin roubando maçãs pelas ruas; Harry Potter morando embaixo da escada com os tios.
2 - O Chamado da Aventura
Um problema ou um desafio se apresenta ao herói. “Tudo estava bem, quando de repente...”.
Exemplos: Gandalf chama Bilbo para recuperar a cidade dos anões; A filha de Bryan Mills é sequestrada; Ovo do Patinho Feio caindo no ninho errado.
3 - A Recusa do Chamado
O herói fica relutante, arruma desculpas e se recusa a aceitar o chamado, às vezes por medo.
Exemplos: Bilbo se nega a assinar o contrato; Harry Potter se recusa a aceitar que é um bruxo; Porquinhos se recusando a construir uma casa decente contra o Lobo Mau.
4 - Encontro com o Mentor ou Ajuda Sobrenatural
O herói encontra um mentor que o convence do chamado e o capacita para a tarefa.
Exemplos: Gandalf, Dumbledore, Obi-Wan Kenobi, Pai-mei.
5 - Primeiro Portal
O herói finalmente abandona o Mundo Comum e entra no mundo mágico ou no mundo da aventura em si.
Exemplos: Os irmãos entrarando juntos em Nárnia; A Noiva matando a primeira inimiga.
6 - Provações, aliados e inimigos
O herói enfrenta as primeiras provações, conhece seus aliados e enfrenta os primeiros inimigos, conhecendo as regras do novo mundo.
Exemplos: Os anões enfrentando os goblins; João e Maria enfrentando a Bruxa.
7 - Aproximação
O herói enfrenta inimigos e perigos cada vez mais perigosos enquanto se aproxima de seu objetivo final.
Exemplos: O-Ren Ishii em Kill Bill; o mercado de mulheres em Busca Implacável.
8 - Provação Suprema
Basicamente a maior provação vivenciada pelo herói, onde ele fracassa e quando tudo parece perdido, ele se supera e vence.
Exemplos: Megamente apanhando de Titan e de repente encontra sua arma de tirar os poderes; Harry Potter mais ou menos morrendo.
9 - Recompensa
O herói enfrentou a provação, resistiu ao seu medo e agora ganha uma recompensa para ajudá-lo na tarefa. Pode ser um objeto, uma arma ou apenas um conhecimento.
Exemplos: Indiana Jones encontrando o Cálice Sagrado; Tom Cruise salvando a filha em Guerra dos Mundos.
10 - O Caminho de Volta
É a parte mais curta da história, muitas vezes nem é contada. O herói deve voltar ao Mundo Comum para usar o conhecimento adquirido na jornada.
Exemplos: Em Todo Poderoso, Jim Carrey se encontrando com Deus para devolver os poderes; as crianças voltando da Terra do Nunca.
11 - A Ressurreição do Herói
O herói novamente enfrenta a morte, agora com a experiência e a recompensa em mãos, e deve usar tudo o que foi aprendido para enfrentar o último perigo.
Exemplos: Simba se reencontrando com Scar; em Os Incríveis, a família se unindo para vencer o Síndrome.
12 - O Retorno com o Elixir
Ele retorna para casa com a recompensa, que pode ser material ou não, e agora vai restaurar o equilíbrio que foi perdido no inicio da Jornada.
Exemplos: Os irmãos voltando de Narnia muito mais maduros; Frodo voltando pra casa depois de destruir o Anel; Shrek voltando pro pântano junto com Fiona.
Encontrei esse video, aliás, esse video apareceu por aí pra mim e foi o que me deu vontade de criar esse post. É muito supimpa =)
SPOILER!
ResponderExcluir