sexta-feira, 1 de março de 2013

A Jornada do Herói

Vocês sabem o que é a jornada do herói? É uma espécie de molde para se criar uma história. Mas antes que venham os preconceitos de "aff tudo igual mainstream etc", esse padrão vem sendo seguido desde os tempos de Platão (cerca de 400 a.C.) e é bem maleável, adaptável e quase imperceptível.

O conceito moderno foi concebido pelo mitólogo norte-americano Joseph Campbell nos livros "O Herói de Mil Faces" e "A Jornada do Herói".

Essa jornada consiste em 12 passos que podem ser alterados, adaptados, corrompidos e até ignorados.

1 - O Mundo Comum
Este é o mundo do herói antes da aventura começar. Basicamente o “Era uma vez”.
Exmeplos: Bilbo em sua casa; Aladdin roubando maçãs pelas ruas; Harry Potter morando embaixo da escada com os tios.

2 - O Chamado da Aventura
Um problema ou um desafio se apresenta ao herói. “Tudo estava bem, quando de repente...”.
Exemplos: Gandalf chama Bilbo para recuperar a cidade dos anões; A filha de Bryan Mills é sequestrada; Ovo do Patinho Feio caindo no ninho errado.


3 - A Recusa do Chamado
O herói fica relutante, arruma desculpas e se recusa a aceitar o chamado, às vezes por medo.
Exemplos: Bilbo se nega a assinar o contrato; Harry Potter se recusa a aceitar que é um bruxo; Porquinhos se recusando a construir uma casa decente contra o Lobo Mau.

4 - Encontro com o Mentor ou Ajuda Sobrenatural
O herói encontra um mentor que o convence do chamado e o capacita para a tarefa.
Exemplos: Gandalf, Dumbledore, Obi-Wan Kenobi, Pai-mei.


5 - Primeiro Portal
O herói finalmente abandona o Mundo Comum e entra no mundo mágico ou no mundo da aventura em si.
Exemplos: Os irmãos entrarando juntos em Nárnia; A Noiva matando a primeira inimiga.

6 - Provações, aliados e inimigos
O herói enfrenta as primeiras provações, conhece seus aliados e enfrenta os primeiros inimigos, conhecendo as regras do novo mundo.
Exemplos: Os anões enfrentando os goblins; João e Maria enfrentando a Bruxa.

7 - Aproximação
O herói enfrenta inimigos e perigos cada vez mais perigosos enquanto se aproxima de seu objetivo final.
Exemplos: O-Ren Ishii em Kill Bill; o mercado de mulheres em Busca Implacável.

8 - Provação Suprema
Basicamente a maior provação vivenciada pelo herói, onde ele fracassa e quando tudo parece perdido, ele se supera e vence.
Exemplos: Megamente apanhando de Titan e de repente encontra sua arma de tirar os poderes; Harry Potter mais ou menos morrendo.

9 - Recompensa
O herói enfrentou a provação, resistiu ao seu medo e agora ganha uma recompensa para ajudá-lo na tarefa. Pode ser um objeto, uma arma ou apenas um conhecimento.
Exemplos: Indiana Jones encontrando o Cálice Sagrado; Tom Cruise salvando a filha em Guerra dos Mundos.


10 - O Caminho de Volta
É a parte mais curta da história, muitas vezes nem é contada. O herói deve voltar ao Mundo Comum para usar o conhecimento adquirido na jornada.
Exemplos: Em Todo Poderoso, Jim Carrey se encontrando com Deus para devolver os poderes; as crianças voltando da Terra do Nunca.

11 - A Ressurreição do Herói
O herói novamente enfrenta a morte, agora com a experiência e a recompensa em mãos, e deve usar tudo o que foi aprendido para enfrentar o último perigo.
Exemplos: Simba se reencontrando com Scar; em Os Incríveis, a família se unindo para vencer o Síndrome.

12 - O Retorno com o Elixir
Ele retorna para casa com a recompensa, que pode ser material ou não, e agora vai restaurar o equilíbrio que foi perdido no inicio da Jornada.
Exemplos: Os irmãos voltando de Narnia muito mais maduros; Frodo voltando pra casa depois de destruir o Anel; Shrek voltando pro pântano junto com Fiona.

Encontrei esse video, aliás, esse video apareceu por aí pra mim e foi o que me deu vontade de criar esse post. É muito supimpa =)


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