quinta-feira, 28 de março de 2013

Contos - A Verdadeira Pequena Sereia

Originalmente escrita por Hans Christian Andersen, o conto "A pequena sereia" é muito diferente do desenho da Disney.

Na história original, a sereia, que não tem um nome, salva um homem de um naufrágio. Ela o deixa na praia desacordado e volta para o mar. Mas fica apaixonada por ele. Mas ela fica curiosa com o que teria acontecido com ele se ela não o tivesse salvo.


Na história, as sereias não têm alma e são imortais. E enquanto os humanos tem uma alma eterna que continua existindo após a morte, as sereias se morrem, simplesmente deixam de existir e se misturam à espuma do mar.

Então ela pede a uma bruxa pra ganhar pernas para poder encontrar seu amado, mas em troca ela tem que abdicar de sua imortalidade e de sua língua, ficando muda. Mas a sereia precisava fazer com que o humano se apaixonasse por ela para que o feitiço não fosse quebrado e ela morresse. Mas o homem acha que foi salvo por uma outra humana e acaba se casando com ela.

As irmãs da Pequena Sereia, com pena, conversam com a bruxa e pedem por uma alternativa. A bruxa então dá um punhal em troca dos cabelos da sereia. Ela deve usar o punhal para matar o humano. Mas ela não tem coragem e prefere se deixar morrer.

Devido a seu sacrifício em nome do amor, ao invés de ela simplesmente deixar de existir, ela se tornou um espírito do ar.

Em Copenhague, na Dinamarca, há uma estátua da Pequena Sereia (Den Lille Havfrue em dinamarquês) que foi esculpida por Edvard Eriksen em 1913.


Um comentário:

  1. Para sua apreciação, disponível 01/01/17 00:00 em:

    http://www.cancerianosemlar.com.br/2017/01/mermaids.html

    Um forte abraço e successo.

    ResponderExcluir