H. P. Lovecraft é conhecido por escrever contos de terror psicológico. Seus monstros raramente tem uma descrição física e muitas vezes nem aparecem realmente. Em seus livros, Lovecraft explora tão bem a tensão das personagens que vivem uma situação de medo, que o leitor também se sente imerso na situação. E muitas vezes seus personagens enlouquecem pelo medo de coisas que nem chegam a acontecer.
O Cthulhu foi criado em 1926 no conto "The Call of Cthulhu". De acordo com Lovecraft, os seres humanos nunca poderão entender totalmente Cthulhu, pois ele é uma entidade cósmica cuja existência vai além da compreensão mortal. A maior parte das personagens das histórias de Lovecraft vê somente estátuas de Cthulhu, mas isso é suficiente para deixá-las malucas.
Apesar de Lovecraft nunca ter mencionados a aparência física de Cthulhu, ele foi, com o tempo, ganhando uma descrição que ficou consagrada. Um ser do mar com tentáculos saindo do que seria sua face, mãos com garras afiadas e um par de asas em suas costas.
O universo de Lovecraft possui muitas criaturas igualmente incompreensíveis, chamadas de Great Old Ones, que são seres poderosos e eternos. Alguns dos Great Old Ones chegaram à Terra enquanto o planeta ainda era muito novo, dominado por uma raça de seres chamados Elder Things. Os eternos se estabeleceram então na cidade de pedra de R'lyeh.
Não muito depois do surgimento do homem moderno, R'lyeh afundou, mantendo presos os Great Old Ones. Com o tempo, apenas alguns poucos humanos se lembravam das comunicações telepáticas com o Cthulhu e continuaram adorando-o através de um ídolo de argila para tentar trazê-lo de volta, o que significaria o fim da humanidade.
Lovecraft explica que o pensamento não consegue penetrar nas profundezas do oceano e, por isso, Cthulhu e os outros eternos ficaram isolados da humanidade, incapazes de influenciá-la diretamente. Permanecem adormecidos na cidade, esperando o dia em que as estrelas se alinharão e que R'lyeh romperá a superfície do oceano mais uma vez. Lovecraft dá as coordenadas para R'lyeh no "O Chamado de Cthulhu". Você encontraria a cidade a S 47 9', W 126 43' 47". Até mesmo a arquitetura da cidade está além da compreensão humana - Lovecraft descreve-a como cheia de ângulos estranhos e superfícies curvadas incalculáveis que parecem ser côncavas em um momento, e um convexas em outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário