sábado, 31 de agosto de 2013

Cthulhu

Você já ouviu falar no Cthulhu? Talvez lendo você não reconheça. Pode ser que você tenha ouvido como "Cutúlu", "Cutchúlu", "Ktúlu" e até mesmo "Cutchurrúlu"... Isso é porque nem mesmo o autor do livro sabe qual é apronúncia certa do nome desse ser mitológico alienígena de outra dimensão. E esse foi só o jeito mais próximo com que H. P. Lovecraft conseguiu descrever o som feito pelas 9 línguas alienígenas que existem dentro da boca de Cthulhu.


H. P. Lovecraft é conhecido por escrever contos de terror psicológico. Seus monstros raramente tem uma descrição física e muitas vezes nem aparecem realmente. Em seus livros, Lovecraft explora tão bem a tensão das personagens que vivem uma situação de medo, que o leitor também se sente imerso na situação. E muitas vezes seus personagens enlouquecem pelo medo de coisas que nem chegam a acontecer.

O Cthulhu foi criado em 1926 no conto "The Call of Cthulhu". De acordo com Lovecraft, os seres humanos nunca poderão entender totalmente Cthulhu, pois ele é uma entidade cósmica cuja existência vai além da compreensão mortal. A maior parte das personagens das histórias de Lovecraft­ vê somente estátuas de Cthulhu, mas isso é suficiente para deixá-las malucas.

Apesar de Lovecraft nunca ter mencionados a aparência física de Cthulhu, ele foi, com o tempo, ganhando uma descrição que ficou consagrada. Um ser do mar com tentáculos saindo do que seria sua face, mãos com garras afiadas e um par de asas em suas costas.


O universo de Lovecraft possui muitas criaturas igualmente incompreensíveis, chamadas de Great Old Ones, que são seres poderosos e eternos. Alguns dos Great Old Ones chegaram à Terra enquanto o planeta ainda era muito novo, dominado por uma raça de seres chamados Elder Things. Os eternos se estabeleceram então na cidade de pedra de R'lyeh.


Naquela época pré-histórica, Cthulhu se comunicava com os humanos telepaticamente, e levava-os a templos e locais antigos onde os humanos encontravam estátuas e desenhos de outros mundos feitos com materiais que não existem em nosso planeta e logo começaram a se formar cultos que adoravam Cthulhu e outros seres eternos.

Não muito depois do surgimento do homem moderno, R'lyeh afundou, mantendo presos os Great Old Ones. Com o tempo, apenas alguns poucos humanos se lembravam das comunicações telepáticas com o Cthulhu e continuaram adorando-o através de um ídolo de argila para tentar trazê-lo de volta, o que significaria o fim da humanidade.


Lovecraft explica que o pensamento não consegue penetrar nas profundezas do oceano e, por isso, Cthulhu e os outros eternos ficaram isolados da humanidade, incapazes de influenciá-la diretamente. Permanecem adormecidos na cidade, esperando o dia em que as estrelas se alinharão e que R'lyeh romperá a superfície do oceano mais uma vez. Lovecraft dá as coordenadas para R'lyeh no "O Chamado de Cthulhu". Você encontraria a cidade a S 47 9', W 126 43' 47". Até mesmo a arquitetura da cidade está além da compreensão humana - Lovecraft descreve-a como cheia de ângulos estranhos e superfícies curvadas incalculáveis que parecem ser côncavas em um momento, e um convexas em outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário