sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Lilith, a Primeira Mulher


Segundo o folclore popular hebreu medieval, Lilith é um demônio feminino que habita o inferno. E segundo estudos sobre o Antigo Testamento, ela estava presente no Jardim do Éden antes mesmo de Eva. Ela teria sido criada junto com Adão e à partir do mesmo material, o barro. E por causa de uma disputa sobre igualdade dos sexos com Adão, resolveu deixar o Jardim do Éden.


No primeiro capítulo do Livro de Gênesis, versículo 27, está escrito que: "Deus criou o homem à sua imagem e semelhança; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher." Mas depois, no segundo capítulo, versículo 18: '"O Senhor Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada." e é apenas no versículo 22 do segundo capítulo que Eva é criada: "E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem." O que se diz é que no primeiro capítulo a mulher criada tenha sido Lilith.

Duas possíveis evidências de sua existência (e entenda "existência" como quiser) são de que ela seja a mulher que Caim encontrou depois de ser expulso do Éden, tendo com ele seu primeiro filho, Enoque e fundando a cidade de mesmo nome. E de que ela teria se transformado em Serpente e tentado Adão, como mostram a pintura de Michelangelo e um pedaço da fachada da Catedral de Notre Dame de Paris.



Segundo o Alfabeto de Ben-Sira, um manuscrito escrito entre os anos de 700 e 1000 d.C., depois que Deus criou Adão, Ele então criou a mulher, da terra, como havia criado o próprio Adão, e chamou-a de Lilith. Adão e Lilith logo começaram a brigar porque ela recusava-se a ficar sempre por baixo no sexo.

Depois que Lilith fugiu do Éden, Deus mandou três anjos para buscá-la e levá-la de volta ao Paraíso. Mas ela se recusou e fugiu com Lúcifer para o inferno, então Deus a condenou a perder 100 filhos por dia. Para se vingar, Lilith perseguiria para sempre mulheres grávidas e crianças recém-nascidas. A proteção contra isso é colocar na porta de casa um amuleto com o nome dos três anjos que a perseguiram, Sanvi, Sansavi e Samangelaf.

Quando fugiu para o inferno, Lilith abdicou de sua alma e se tornou um demônio. Lá ela tinha 100 filhos por dia, sendo que os homens se tornavam Íncubus e as mulheres se tornavam Súcubus, demônios que manipulam os sonhos dos mortais e se alimentam da energia despendida durante o sexo, sendo consideradas culpadas por poluções noturnas (sonho molhado). Quando um homem é dominado por uma Súcubus é muito difícil livrá-lo dela. Por isso era comum acordar um homem que estivesse sorrindo durante o sono.


Duas particularidades de quando o ataque vem da própria Lilith é o aperto esmagador sobre o peito como vingança por ter ficado por baixo do homem e a habilidade de cortar fora o pau do cara com a própria vagina durante a penetração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário