sábado, 19 de outubro de 2013

Bode ou Ferrari?

Eu estava passeando no shopping quando parei pra folhear um livro chamado "O enigma de Einstein". Lá eu vi um desafio que eu já conhecia. Mas a versão que eu conhecia era com cartas de baralho.


Eis o desafio:

Você está em um programa de auditório em que há uma prova. No palco há três portas. Atrás de cada uma das portas há um prêmio que você vai levar pra casa. Em uma das portas há uma Ferrari. E em cada uma das outras duas, um bode. Elas estão dispostas em ordem aleatória e o apresentador do programa sabe o que tem atrás de cada porta.


Primeiro ele pede pra você escolher uma das portas. Depois que você escolhe uma, ele abre outra, revelando um bode.


A porta que você escolheu antes continua fechada. Então ele pergunta se, dentre as duas que sobraram, você quer mudar a sua escolha.

Para você ter mais chances de ganhar a Ferrari,
deve ou não trocar de porta?

.

.

.

.

.

.

Resposta:

Quando você faz a primeira escolha, sua chance de escolher a Ferrari é de 33,3% e de escolher um bode é de 66,7%.

Quando ele revela um dos bodes, a sua chance não passa a 50%, como muitos pensam. Isso porque a escolha já está feita. Então o que vale é a probabilidade anterior, de que você tenha escolhido um bode.

Logo, para ter mais chance de ganhar a Ferrari, é melhor trocar de porta!


4 comentários:

  1. ah, essa saiu té no cinema, olecram... O pior é quando eu estudava na usp e a galera nao entendia a matemática disso.

    ResponderExcluir
  2. Outro jeito de explicar pra quem não conseguiu entender...
    Imaginem que ao invés de 3, são 100 portas, com apenas uma Ferrari. Depois que você escolhe uma porta, ele revela 98 bodes.
    É praticamente certeza que você tinha escolhido um bode. E agora só tem o bode e o carro.
    Como é praticamente certeza que você tinha pego bode, então é melhor trocar!

    ResponderExcluir
  3. não faz muito sentido no primeiro momento, mas dpois de refletir q entendi... kkkkkkkk ia morrer achando o contrário!

    ResponderExcluir
  4. O nome desse problema descrito acima das 3 portas é chamado de "Paradoxo de Monty Hall". Ele é bem contra-intuitivo mesmo ...

    Fui ... !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir