quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Porque a Abóbora é o símbolo do Halloween?

Devido à adaptação norte-americana da lenda irlandesa de Jack o’lantern.


Segundo a história, Jack, ou "Jack Miserável", convidou o Diabo para tomar uma bebida com ele. Fiel ao seu nome, Jack Miserável não queria pagar a sua bebida, então, convenceu o Demônio a se transformar em uma moeda que Jack usaria para pagar as bebidas. Depois que o Diabo fez isso, Jack decidiu pegar o dinheiro e colocá-lo em seu bolso ao lado de uma cruz de prata, o que impediu o Diabo de mudar de volta em sua forma original.

Jack solta o Diabo, sob a condição de que ele não incomodaria Jack durante um ano e que, se Jack morresse, ele não pediria a sua alma. No ano seguinte, Jack o enganou de novo fazendo o Diabo subir em uma árvore para pegar um pedaço de fruta. Enquanto ele estava em cima da árvore, Jack esculpiu um sinal da cruz na casca da árvore para que o diabo não pudesse descer, até que o Diabo prometeu a Jack não incomodá-lo por mais dez anos.

Pouco depois, Jack morreu. Como diz a lenda, Deus não permitiria que uma figura tão repugnante fosse ao céu. E o Diabo, embora chateado com o truque de Jack, tinha de manter sua palavra de não reclamar a alma de Jack, então não permitiu que ele fosse para o inferno. Ele enviou Jack para vagar na Terra durante a noite, com apenas uma queima de carvão para iluminar seu caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido e tem vagueado pela Terra desde então. Os irlandeses começaram a se referir a essa figura fantasmagórica como "Jack O' Lantern" (Jack da Lanterna).

Na Irlanda, as pessoas acendiam velas dentro de nabos para afastar maus espíritos na festa celta de Samhain, que celebrava o fim do verão.

(Nabo com rosto esculpido)

O costume teria sido levado pelos imigrantes para os EUA e incorporado ao All Hallows Even (véspera do Dia de Todos os Santos), dando origem ao Halloween. Mas quando chegaram lá, perceberam que as abóboras eram mais abundantes por lá e passaram a usá-las no lugar dos nabos.



Fontes:
Wikipedia
Mundo Estranho

Nenhum comentário:

Postar um comentário